Esquenta 09/09______________

19h00 ~ 19h15 | Abertura PrograMaria

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Nossa abertura vai ser cheia de recados importantes, além de contextualizar o Summit e a PrograMaria e entender como vão ser nossos próximos dias!

19h15 ~ 19h50 | Bloco de Pitches – Patrocinadoras Diamante e Platina

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Vamos conhecer mais sobre as Patrocinadoras Diamante e Platina do PrograMaria Summit 2021!

                 

19h50 ~ 20h00 | Sorteios e Dicas de Como aproveitar o Summit

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Um pequeno intervalo para sorteios e recados importantes <3

20h00 ~ 20h25 | Bloco de Pitches – Patrocinadoras Ouro, Prata e Bronze

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Vamos conhecer mais sobre as Patrocinadoras Ouro e Prata do PrograMaria Summit 2021!

          

           

20h25 ~ 21h00 | Sorteios, mais dicas sobre o Summit e recados finais!

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Mais sorteios, as últimas dicas de como aproveitar o melhor do PrograMaria Summit 2021 e nossos recados finais!

Inspira 16/09______________

19h00 ~ 19h15 | Abertura PrograMaria

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Nossa abertura vai ser cheia de recados importantes, além de contextualizar o Summit e a PrograMaria e entender como vão ser nossos próximos dias!

19h15 ~ 19h30 | Keynote: Keynote: Como me tornei a primeira mulher presidente de um banco de capital aberto no Brasil, com Ana Karina Dias, CEO do Banco Bmg

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Apaixonada pelo que faz, Ana Karina é, atualmente, CEO do Banco Bmg. Bacharel em Ciências Químicas, com mestrado na mesma área pela UnB, a presidente do Bmg partiu da carreira acadêmica para o setor financeiro quando, em 2000, foi chamada para atuar na consultoria McKinsey & Company, onde ficou por quase 20 anos, sendo nove como sócia. Durante esse período, participou de projetos com foco em diversos temas, incluindo transformações digitais, governança, estratégia e gestão de performance. Ana Karina está à frente do processo de transformação do Bmg, focada na estratégia de evolução para um banco completo, figital (físico+digital), moderno e cheio de vantagens centradas nas necessidades dos clientes.

19h30 ~ 19h45 | Keynote: De estagiária à diretora de tecnologia: casos para contar, com Katia Harumi Kurosaki Ueda, Diretora de Tecnologia na Via

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Sobre a Palestra:

Como a área de tecnologia tem mudado e quantos são os desafios das mulheres nesta transformação.
Nesta palestra, Katia H Kurosaki Ueda, diretora de tecnologia da Via, vai contar da sua trajetória e desafios de uma gestão inspiradora. Também compartilhará casos de sucesso de sua jornada em tecnologia e no varejo.

Sobre a Kátia Ueda:

Apaixonada pela família. Paixão por servir !
Há 30 anos construindo uma história na Via com foco em prover a melhor experiência para os clientes e lojas.
Atualmente trabalha liderando a VSM de Lojas Figital, na gestão de times de alta performance, atua sempre com o propósito de fazer diferença positiva na vida dos seus liderados.
Acredita na tecnologia transformando a vida das pessoas.

19h45 ~ 20h05 | Keynote | O que o afrofuturismo pode nos ensinar sobre a governança das tecnologias?, com Mariana Gomes, cofundadora da Plataforma Conexão Malunga

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Se até as leis da robótica foram construídas pela ficção científica, o que o pensamento afrofuturista nos informa da governança das tecnologias? Conforme admitimos falhas da Sociedade da Informação, outras perspectivas de construção tecnológica antes desconsideradas do amplo debate ganham urgência em serem conhecidas. Nesta apresentação, Mariana Gomes, jornalista e co-fundadora da Plataforma Conexão Malunga, convida a todas as pessoas a reorientarem seus sentidos para a governança das tecnologias digitais a partir do afrofuturismo.

 

Sobre a Mariana Gomes
Mariana Gomes é jornalista pela Universidade Federal da Bahia, e, idealizadora e co-criadora da Conexão Malunga, plataforma de discussão sobre uso das TIC’s através dos saberes afrobrasileiros. Liderança apoiada pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento Marielle Franco (Fundo Baobá para Equidade Racial), pesquisa governança da Internet e ciberativismo. Atualmente é representante do terceiro setor na Câmara de Universalização e Inclusão Digital do Comitê Gestor da Internet.

20h05 ~ 20h45 | Painel: #JuntesSomosPotências: Como construir uma tecnologia para todes

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Se diversidade é potência, quais são as ações práticas para que o ambiente de tecnologia seja propício para que todes se sintam incluídes e possam se desenvolver plenamente? Neste painel, convidamos lideranças para compartilhar vivências, cases e práticas que promovem real mudança.

Participando:

– Dani Botaro, Head de Diversidade na Oracle

Cientista de formação e de coração, acabou se apaixonando pela luta por equidade de gênero e hoje atua na implementação de programas de diversidade e inclusão na Oracle em oito países da América Latina com foco em cinco pilares principais: Gênero, LGBTQIA+, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência e Gerações. É uma das mães da Rafaella de 8 anos e sonha em construir um mundo melhor e mais igual para ela e todas as outras crianças

– Gabriela Escobar Coordenadora de Data Insights na Escale

Há mais de seis anos atua buscando promover a cultura de dados dentro de empresas do segmento de mídia e startup de aquisição de clientes.
Apaixonada por gestão e desenvolvimento de pessoas.
Otimista e feminista, acredita que a cada ação é possível tornar nossa sociedade mais inclusiva e igualitária.

– Aine Tadini

Aine Tadini tem 44 anos, casada, natural de São José dos Campos no interior paulista, apaixonada por marketing, cinema e super heróis.
Assumiu sua vida real como mulher trans após os 42 anos de idade, depois de muito sofrimento emocional e psicológico, principalmente pelo medo do preconceito, ainda mais sendo uma pessoa pública.
Recentemente assumiu sua vida trans em seu canal do YouTube onde fala de cinema, quadrinhos e séries pop/geek/nerd.
Atualmente a influencer é engenheira elétrica e possui MBA em Marketing pela Fgv, passou por empresas como a Bayer e a Netflix.

Moderação: Ingrid Muriellen – Consultora de Software Senior na Thoughtworks

Consultora de Desenvolvimento Sênior na ThoughtWorks. Trabalho com grandes empresas nacionais e internacionais em projetos envolvendo desenvolvimento back-end, front-end e, agora, estou me aventurando na área de DevOps. Sou graduanda em Ciência da Computação pela UFRGS. Faço parte do Coletivo de Mulheres negras de Esteio, sou organizadora do program.ada e do AfroPython Porto Alegre. Gosto de advogar por um ambiente de tecnologia mais justo e mais preto, por isso luto pela inclusão e fortalecimento da comunidade negra na tecnologia.

20h45 ~ 21h20 | Diálogos – Afrovivências, algoritmos e pertencimento
Timnit Gebru, cofundadora da Black in AI e Fernanda Wanderley, cientista de dados na Neuralmed”

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Sobre as palestrantes:

Fernanda Wanderley, Cientista de Dados NeuralMed
Sou Doutora em Inteligência Computacional e minha principal área de interesse é a de aplicações de aprendizado de máquina em problemas biomédicos. Atualmente trabalho com detecção de patologias em imagens médicas, mas já pesquisei sobre eficácia de quimioterapia em câncer de mama e busca de variantes genéticas em DNA. Minha marca registrada são os cabelos coloridos! Amo dançar, , tocar tamborim em bloco de carnaval e contribuir em projetos para inserção de grupos minorizados na tecnologia, como PrograMaria, MIA e WiDS Rio.

Timnit Gebru, PhD Candidate at Stanford University
Timnit Gebru é uma Cientista da Computação focada em pesquisa de mitigação dos impactos negativos da Inteligência Artificial. Ela é Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica e Ph.D. pelo Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford. Sua pesquisa de Doutorado utilizou uma larga escala de imagens publicamente disponíveis para adquirir insights sociológicos e trabalhou com problemas de Visão Computacional que surgiram como resultado da pesquisa. Após a obtenção do título de Ph.D., Timnit trabalhou como pós-doc no grupo FATE (do inglês Fairness, accountability transparency and ethics) na Microsoft Research NYC. Em seguida, ela co-liderou o time Google AI’s Ethical AI até que foi demitida por levantar pontos de preocupação sobre discriminação no trabalho, em Dezembro de 2020. Como uma defensora da crescente presenção de pessoas negras na tecnologia, ela co-fundou a Black in AI, uma organização sem lucros para profissionais negros na Inteligência Artificial.

21h20 ~ 21h30 | Encerramento

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Sorteios, dicas de como aproveitar o melhor do PrograMaria Summit 2021 e nossos recados finais!

Prepara 17/09______________

19h00 ~ 19h15 | Abertura PrograMaria

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Nossa abertura vai ser cheia de recados importantes, além de contextualizar o Summit e a PrograMaria e entender como vão ser nossos próximos dias!

19h15 ~ 19h45 | Keynote: O amor como antídoto – Perspectivas de bell hooks para uma prática revolucionária, com Professora Silvane Silva

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Sobre o conteúdo:

Em tempos nos quais se multiplicam os discursos de ódio e os noticiários nos bombardeiam com dados que apontam para o aumento da violência doméstica, dos feminicídios e dos ataques e chacinas em diversas comunidades, falar de amor pode parecer algo sem sentido ou mesmo uma demonstração de alienação. No entanto, líderes como Martin Luther King Jr., nas lutas pelo direitos civis da população negra nos Estados Unidos dos anos de 1960, e o sul africano Nelson Mandela, no movimento contra o regime racista e segregacionista do Apartheid entre os anos 1950 a 1990, mostraram a importância e capacidade do amor em promover a transformação social. Nesse sentido, precisamos compreender o amor como ética de vida e não como algo piegas, ou como uma tolice. Uma atitude amorosa diante da vida inclui indignação e luta. Importante sabermos que o amor constrói vínculos, traz confiança, equilíbrio, solidariedade, saúde mental e cura. Se o desamor está na ordem do dia, falar de amor pode ser revolucionário. Como nos ensina a pensadora bell hooks “a prática do amor é o antídoto mais poderoso contra as políticas de dominação”.

Sobre a palestrante:

Silvane Silva, doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com a tese O Protagonismo das Mulheres Quilombolas nas Lutas por Direitos em Comunidades do Estado de São Paulo (1988-2018) . Em 2018 participou do Programa de Incentivo Acadêmico Abdias Nascimento, como pesquisadora visitante no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida (EUA). É co-organizadora do livro Narrativas Quilombolas: dialogar, conhecer, comunicar (Imprensa Oficial, 2017). Autora do prefácio à edição brasileira de Tudo sobre o amor: Novas perspectivas, de bell hooks (2021). Atua como professora e pesquisadora nas temáticas História e Cultura Afro-brasileira, Educação para as Relações Étnico-raciais, Educação para a Igualdade de Gênero e Educação Escolar Quilombola.

19h45 ~ 20h05 | Táticas para lidar com ambientes hostis no trabalho com Olivia Janequine, agilista na Lambda3

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Sobre a palestrante
Agilista na Lambda3, adoro colaborar pra fazer software bem feito e construir ambientes de segurança e crescimento para muites. Tô na luta individual para ficar sussa na montanha russa e na luta coletiva pra derrubar o atual governo e transformar a sociedade.

20h05 ~ 20h45 | Diálogos – Como cuidar da saúde mental na Sociedade do Cansaço, com Rita Wu e Eilane Santos

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Sobre o conteúdo:

A Sociedade do Cansaço, termo cunhado pelo filósofo sul-coreano Byung Chul-Han, alerta para o perigo de atrelar seu valor à produtividade, que se torna um objetivo a ser perseguido a qualquer custo, incluindo nossa saúde mental. Para mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+ e outras pessoas de grupos marginalizados em espaços pouco diversos, como a tecnologia, o desafio é ainda maior. Adicione 18 meses de pandemia, crise política e social e o resultado está aí: estamos todes exaustes. Nesse diálogo, falaremos sobre ferramentas como autoconhecimento, autoacolhimento, pensamento crítico e outras que nos ajudam a navegar nesse contexto tão desafiador.

Sobre as palestrantes:

Rita Wu, Arquiteta e Analista de Tecnologia na CNN Brasil
Arquiteta e urbanista pela FAU-USP, pesquisa e trabalha com tecnologias digitais desde 2008. É Diretora de Conteúdo e Comunicação do Instituto Fab Lab Brasil, membro-fundadora do primeiro Fab Lab brasileiro, e atuou no poder público como Diretora da Rede FAB LAB LIVRE SP. Atualmente dedica-se a projetos audiovisuais voltados a divulgação da Cultura Maker, Tecnologia e Ciência e agora é, também, Analista de Tecnologia na CNN Brasil.

Eilane Santos, Psicóloga
Sou psicóloga clínica, Doula de Adoção (em formação), minha abordagem psicoterapêutica com base na Fenomenologia e no Existencialismo aborda a existência da pessoa atendida ao relacionar os acontecimentos de sua vida com o modo como ela vivencia e se relaciona com esses fatos, dentro de sua visão, ou seja, que significados esses fatos tem para a própria pessoa e como ela pode entender a si mesma. Atualmente, trabalho também com palestras, rodas de conversas e grupos de discussão crítica para empresas e instituições (atualmente na modalidade on-line), com pauta para saúde mental, diversidade e antirracismo, dentre outros.

20h45 ~ 21h20 | Painel: Como me conectar e desenvolver as minhas potências?, com Angela Maria Gheller, Marina Mathey, Juliana Almeida de Noronha e Camila Souza 

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Sobre o Painel:

Ocupar um espaço que historicamente pessoas como nós não ocuparam é um desafio. Neste painel, convidamos lideranças para compartilharem suas vivências e práticas, partindo do autoconhecimento para se conectar com sua potência, passando por como lidar com inseguranças, síndrome da pessoa impostora, como construir uma rede de networking, planejar sua carreira, entre outras estratégias para se desenvolver profissionalmente.

 

Sobre as painelistas:

Angela Maria Gheller Telles | Diretora de produto e oferta de Manufatura, Logística e Agroindústria na Totvs
Diretora de produto e oferta de Manufatura, Logística e Agroindústria Diretora dos Oferta e Produto nos segmentos de Logística, Manufatura e Agroindústria da TOTVS com o desafio de adequar e criar soluções para apoiar a transformação digital das empresas destes segmentos. Com uma equipe de setecentas totvers das áreas de desenvolvimento e suporte técnico. Trabalho a mais de vinte e cinco anos com tecnologia, passando pelas áreas de desenvolvimento, suporte técnico e implantação de sistemas. Trabalhei na liderança de equipes multidisciplinares, envolvendo especialistas de desenvolvimento de software e negócios.

Marina Mathey | Cantora, atriz, diretora e colunista
Marina Mathey é multiartista da cena, transitando profissionalmente pelas linguagens da música, audiovisual, dança, teatro e performance desde 2011. É colunista em UOL Ecoa, onde apresenta conteúdos relacionados à arte, questões sócio-politicas e acontecimentos gerais, propondo ensaios com provocações para transver o mundo a partir de uma perspectiva não-hegemônica e inquieta. Atua em luta pelos direitos de pessoas trans e realiza ações efetivas junto da ONG Casa Chama e da Coletividade MARSHA!.

Juliana Almeida de Noronha | Diretora do serviço de cobrança no Governo do Québec
Diretora do serviço de cobrança no Governo do Québec Nascida na zona oeste do Rio de Janeiro, conseguiu ingressar no disputado curso do Instituto Militar de Engenharia. Única mulher na turma de 20 alunos de Engenharia de computação, sempre trabalhou em ambientes dominados por homens. Em busca de mais qualidade de vida, após 5 anos de carreira no Brasil, decidiu imigrar para o Québec no Canadá. Nessa cidade teve a oportunidade de se tornar gestora de uma equipe de 30 pessoas, sendo reconhecida por sua abertura, escuta e capacidade de respeitar a todos, independente do gênero, nacionalidade, cor ou raça.

Camila Souza | Coordenadora Recrutamento e Seleção na Serasa Experian
Atua com recrutamento e seleção há 5 anos, sendo nos últimos 2 anos e meio focada em recrutamento tech. É obstinada pela presença de diversidade como parte integrante em sua totalidade no mercado de trabalho. Formada em Psicologia e apaixonada pelo que faz, conectar pessoas com novas oportunidades.

21h20 ~ 21h30 | Encerramento

Saiba mais sobre esse conteúdo!

Sorteios, dicas de como aproveitar o melhor do PrograMaria Summit 2021 e nossos recados finais!

Escolha o ingresso que mais combina com você!

TRILHAS PRINCIPAIS

  • Acesso às trilhas principais dos dias 09, 16, 17 e 18/09
  • Acesso aos estandes da Feira de Oportunidades
  • Oportunidade de participar do Speed Hiring (veja o regulamento)
  • Kit da pessoa participante
  • Sessões de Mentoria (sujeito a disponibilidade)
  • Acesso às 10 Salas de Conteúdo
  • Acesso às 12 Salas de Mentoria
  • Acesso a todas as palestras gravadas após o evento
  • Participação no Passaporte PrograMaria Summit e prêmios
  • Sorteios exclusivo

INGRESSO GRATUITO

Mais informações

Ingresso gratuito que dá acesso às trilhas principais dos dias 09, 16, 17 e 18 de Setembro e à Feira de Oportunidades e ao Processo de Speed Hiring.

EVENTO COMPLETO

  • Acesso às trilhas principais dos dias 09, 16, 17 e 18/09
  • Acesso aos estandes da Feira de Oportunidades
  • Oportunidade de participar do Speed Hiring (veja o regulamento)
  • Kit da pessoa participante
  • Sessões de Mentoria (sujeito a disponibilidade)
  • Acesso às 10 Salas de Conteúdo
  • Acesso às 12 Salas de Mentoria
  • Acesso a todas as palestras gravadas após o evento
  • Participação no Passaporte PrograMaria Summit e prêmios
  • Sorteios exclusivos
  • Fortalecer o trabalho da PrograMaria!

ESCOLHA O VALOR QUE MAIS SE ADEQUA A SUA REALIDADE: R$15, R$22,50 OU R$30

Mais informações

Todos os ingressos dessa seção tem acesso às mesmas coisas, independente do valor pago. Os ingressos Valor Ideal e Ajude Outra Pessoa contribuem para o nosso Fundo de Ingressos Sociais.

INGRESSO SOCIAL

Se você não pode pagar pelo ingresso e quer ter acesso a todos os dias e à todas as inciativas do PrograMaria Summit 2021, você pode participar do nosso Processo de Ingressos Sociais (veja o regulamento aqui).

Atente-se às datas: você poderá se inscrever para o Ingresso Social até o dia 12/09/2021, às 23h59 e para o Ingresso Speed Hiring Social até dia 09/09/2021, às 23h59.

Mais informações

Neste ingresso está incluso:

  • Acesso às trilhas principais dos dias 09, 16, 17 e 18/09
  • Acesso aos estandes da Feira de Oportunidades
  • Oportunidade de participar do Speed Hiring (veja o regulamento)
  • Kit da pessoa participante
  • Sessões de Mentoria (sujeito a disponibilidade)
  • Acesso às 10 Salas de Conteúdo
  • Acesso às 12 Salas de Mentoria
  • Acesso a todas as palestras gravadas após o evento
  • Participação no Passaporte PrograMaria Summit e prêmios
  • Sorteios exclusivos

Importante destacar que esta inscrição está vinculada ao Processo Seletivo. Para entender como funciona e quais os requisitos de seleção, leia o regulamento.

patrocinadores______________

Cota Diamante | Dorothy Vaughan

Cota Platina | Grace Hopper

Cota Ouro | Ada Lovelace

Cota Prata | Katherine Johnson

Apoio

É uma Empresa e quer patrocinar o PrograMaria Summit? Conheça as as oportunidades da PrograMaria

Perguntas Frequentes

O PrograMaria Summit é pra mim? Tenho que pagar algo? Como vai funcionar?

A gente respondeu essa e outras perguntas aqui, caso você ainda tenha alguma dúvida, há uma lista de outras perguntas que podem te ajudar 😉

Quando abrem as inscrições? E vão até quando?

As inscrições serão abertas no dia 02/08/2021 e vão até o dia 15/09/2021, quarta-feira, às 23h59. 

Como o Summit vai funcionar?

O evento acontece 100% online, nos dias 09, 16, 17 e 18 de Setembro, conforme agenda aqui do site. A compra do ingresso dá acesso aos 4 dias de evento, todas as salas de conteúdo, feira de oportunidades e canais de conversa.

Quanto custa para participar do PrograMaria Summit?

O PrograMaria Summit 2021 vai contar com 3 valores de ingresso – o valor Mínimo de R$15,00, o Valor Ideal de R$20,00 e o Valor Ajude Outra Mulher, de R$30,00 -, porém todos eles dão acesso ao mesmo evento, sem diferenças de privilégios. Os preços são distintos pois a diferença de valor dos ingressos Valor Ideal e Ajude Outra Mulher vai para o nosso fundo de ingressos sociais e permite à PrograMaria dar ingressos gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Pra quem é o PrograMaria Summit e suas atividades?

O PrograMaria Summit 2021 é voltado principalmente para mulheres cis e trans, pessoas não-binárias e de outros gêneros fora do padrão cisheteronormativos que atuam com tecnologia, ou que tenham interesse geral pelo tema. Nossa intenção é oferecer conteúdo técnico e de desenvolvimento pessoal e profissional para que elas evoluam cada vez mais em suas jornadas na tecnologia.

Tem idade mínima ou máxima para participar?

Não tem idade mínima, nem máxima. Todes são bem-vindes! Já para menores de idade, recomendamos que as pessoas responsáveis sejam avisadas da participação.

Como vai funcionar a Mentoria e o Speed Hiring?

As atividades de Mentoria e Speed Hiring têm funcionamentos distintos. Você pode entender melhor como cada uma dessas dinâmicas vão funcionar nos seguintes links: Como funciona a Mentoria? & Como funciona o Speed Hiring?

Negócio de impacto social que empodera mulheres com habilidades em tecnologia e programação. Realiza eventos, oficinas, cursos de formação técnica e outras soluções para empresas promoverem mais diversidade e se conectarem com mais mulheres na tecnologia. Foi reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019, acelerada no programa Itaú Mulher Empreendedora, e também residente da Estação Hack, parceria entre Facebook e Artemisia.