Entenda o que é a infraestrutura de TI, qual a sua importância, quais os principais pilares desse ecossistema e as ferramentas utilizadas, e veja referências e dicas de estudo
A infraestrutura de TI é a base que mantém sistemas e aplicações funcionando com segurança, escalabilidade e eficiência. Uma pessoa analista de sistema que atua com isso pode desempenhar funções de SRE (Site Reliability Engineering), focando em melhorar a confiabilidade e escalabilidade de um sistema, ou DevOps, que olha mais para o processo de desenvolvimento e implantação.
Neste vídeo, Rayssa Amorim Guimaraes, analista de sistemas SRE/DevOps, introduz esse conteúdo explicando os principais pilares desse ecossistema:
- infraestrutura, garantindo conectividade e suporte;
- arquitetura, estruturando soluções robustas e escaláveis;
- cloud computing, oferecendo flexibilidade e inovação;
- cibersegurança, protegendo dados e prevenindo ameaças;
- DevOps, automatizando processos para entregas ágeis
Ela ainda aborda como essas áreas se conectam e formam o alicerce da tecnologia moderna, lista as principais ferramentas utilizadas – como Terraform, AWS, OpenTofu – e fala sobre outras referências e dicas de estudo.
Assista:
Autora Rayssa Amorim Guimaraes é atualmente analista de sistemas SRE/DevOps no PicPay. É uma pessoa curiosa, de fácil aprendizado, e que gosta de resolver problemas de forma viável e com boas ideias. Pessoas próximas a consideram motivadora, com capacidade analítica, pensamento crítico, boa comunicação verbal/escrita, organizada e com bom relacionamento interpessoal. Revisora Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha no terceiro setor, cobrindo Educação ou apoiando a comunicação de organizações da sociedade civil. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não eram a sua praia.
Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Primeiros passos em tech.