Por meio de analogias acessíveis e exemplos práticos, entenda o funcionamento dos modelos de linguagem para usar a IA com mais consciência

 

Perdoe-nos o clickbait, mas já começamos desmentindo o nosso próprio título: não há magia por trás da IA generativa. “IA não é mágica. É matemática, dados e muito café” – é o que diz Nicole Pessoa, cientista de dados e co-fundadora da Zaunnu, startup que conecta empresas a talentos negros em tech. 

É ela quem conduz essa aula, que tem como objetivo mostrar como um assistente de IA transforma a sua pergunta em resposta. Para isso, ela começa falando sobre as subáreas de inteligência artificial e como elas se conectam, como machine learning, deep learning, visão computacional e IA generativa. 

Ao explicar o funcionando dos modelos de linguagem, Nicole cita as redes neurais, explica como elas funcionam, como são treinadas, como é o processamento do texto e como chegam à construção da resposta. 

Além de utilizar analogias acessíveis, a cientista de dados faz uma demonstração do que seria uma transformação – ainda que incompleta –, explicando a ferramenta utilizada, a biblioteca instalada, e como criar uma pipeline com pergunta e resposta. 

Por fim, ela deixa dicas de livro e artigo para estudar estatística. 

Veja abaixo:

Acesse a apresentação aqui.

Acesse o link do Colab aqui.

 

CRÉDITOS

Autora

Nicole Pessoa é cientista de dados e co-fundadora da Zaunnu, startup que conecta empresas a talentos negros em tech. Ex-Data Lead no Dados in Rio, atua como educadora e ativista pela diversidade na tecnologia, acreditando no poder da inovação para impacto social e inclusão. Em 2019, foi vencedora do Call for Code 2019.

Saiba mais no LinkedIn

Revisora

Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha no terceiro setor, cobrindo Educação ou apoiando a comunicação de organizações da sociedade civil. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não eram a sua praia. Atualmente, faz parte da equipe de Comunicação da Open Knowledge Brasil.

Saiba mais no LinkedIn

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint IA Generativa.