Te damos as boas-vindas à PrograMaria Sprint IA Generativa! Uma imersão crítica e colaborativa no universo da Inteligência Artificial Generativa, tecnologia que, embora potencialmente revolucionária, exige nosso senso crítico, vigilância e ação proativa.
O que é IA Generativa?
A Inteligência Artificial Generativa é um campo da inteligência artificial focado na capacidade de sintetizar conteúdos com aparente originalidade e complexidade, como textos, imagens, áudios e vídeos. E por que “generativa”? É que, enquanto a IA mais tradicional se concentra em análise, classificação e previsão de dados existentes (como identificar padrões, categorizar informações ou recomendar conteúdo), a IA Generativa vai além. Ela recombina e interpola padrões complexos a partir de vastos volumes de dados de treinamento, gerando produções que podem, em certas circunstâncias, ser indistinguíveis de criações humanas. É essa capacidade de síntese e emulação criativa que, embora revele um enorme potencial, impõe um imenso desafio.
No contexto da programação, a IA Generativa já é uma realidade. Ferramentas como Copilot e Cursor já são usadas por diversas pessoas na área de tecnologia. Uma pesquisa do Stack Overflow, realizada entre maio e junho de 2024 com mais de 65 mil pessoas programadoras, revelou que 76% já utilizam ou planejam usar ferramentas de IA, e 72% veem essas ferramentas de forma favorável ou muito favorável para o desenvolvimento.
Contudo, a rápida expansão da IA não está isenta de complexidades. Ela impulsiona uma intensa corrida tecnológica, levantando questões cruciais como o custo ambiental de data centers e o consumo energético. Paralelamente, intensificam-se debates sobre monopólio, regulação e controle, assim como o potencial impacto no emprego e a instrumentalização da IA para fins militares e políticas de austeridade (cortes de gastos e serviços públicos). Soma-se a isso a proliferação de narrativas infladas e repletas de hype sobre seus reais impactos.
Nosso Foco: IA para pessoas programadoras
Nesta Sprint, desvendaremos o uso e as aplicações da IA para pessoas programadoras. Abordaremos:
- Ferramentas de IA na programação: Otimização do fluxo de trabalho e os desafios de dependência e confiança excessiva.
- APIs para Modelos de Linguagem ou LLMs (Large Language Models): Como e quando integrar modelos de linguagem nas suas aplicações.
- Construção de Agentes de IA: Criação de sistemas autônomos, ponderando fronteiras de autonomia e controle.
Além disso, promovemos discussões cruciais e inadiáveis sobre o controle, o uso político e as narrativas em torno destas tecnologias, buscando entender seu verdadeiro potencial além do hype e seu impacto na sociedade, economia e futuro.
Sua jornada na Sprint
Essa jornada de nove dias combina conteúdos e sessões, organizados por temas:
- Boas-vindas (Dia 1): Boas-vindas, guia da jornada e discussões sobre inovação e IA Generativa em grandes empresas.
- Guia da pessoa usuária (Dia 2): Desmistificando o uso de modelos para código e explorando assistentes de programação com um olhar crítico.
- Fundamentos (Dia 3): Aprofundando-se nos fundamentos de Large Language Models (LLMs) e técnicas de “prompting”, questionando como extrair o máximo destas tecnologias.
- Construindo com IA (Dias 4 e 5): Exploração de APIs para LLMs, uso em produção e desafios de integração. Inclui workshops práticos sobre criação de aplicações com IA Generativa, discussões sobre utilidade e riscos das ferramentas, além de nosso painel sobre “IA Generativa e Colonialismo”.
- Agentes (Dias 6 e 7): Entendimento de agentes de IA, contexto e embasamento (grounding), exploração de ferramentas para LLMs, ponderando autonomia e controle, e workshops focados na construção de agentes de IA com casos práticos.
- Impactos Sociais e Ambientais (Dia 8): Abordagem de governança, regulação, impactos ambientais dos data centers, e nosso debate sobre o futuro destas tecnologias.
- Para ir além (Dia 9): Convite para aprofundar conhecimentos, com temas e conteúdos para aprofundamento.
Aprenda e Colabore
Acreditamos que o entendimento técnico e o sociopolítico se complementam, sendo ambos essenciais para uma atuação consciente. A diversidade de perspectivas é fundamental para enriquecer o debate e construir soluções mais justas. Você aprenderá com diversas referências na área e, principalmente, com outras pessoas na jornada, dispostas a questionar e construir coletivamente. A troca de experiências e o debate são pilares.
Construindo o Futuro da IA
O futuro da IA não está predefinido; ele está sendo escrito agora, e nada é inevitável. As narrativas dominantes, muitas vezes impulsionadas por interesses comerciais e pelo hype, tentam nos convencer de um caminho único. Mas nós podemos e devemos disputar essas narrativas.
Disputar significa questionar criticamente, desmistificar o discurso do inevitável e construir visões alternativas. Significa criar espaços onde podemos debater abertamente os rumos que queremos para a tecnologia. Ao fazê-lo, não estamos apenas reagindo, mas ativamente construindo as bases para uma IA que seja verdadeiramente revolucionária, diversa, inclusiva e democrática.
Convidamos você a se juntar a nós neste debate e neste projeto. Vamos nessa?
Este conteúdo faz parte da ProgaMaria Sprint IA Generativa
Autora
Gabriela Surita é Engenheira de pesquisa. Atualmente trabalha no Gemini do Google DeepMind para melhorar a geração de código e desenvolve maneiras de usar IA para capacitar programadores e profissionais de tecnologia. https://www.linkedin.com/in/gabriela-surita/
Revisora
Luciana Fleury, jornalista