Em um mercado de moda cada vez mais competitivo e dinâmico, a personalização da jornada do cliente deixou de ser apenas uma tendência e se tornou uma necessidade estratégica para as empresas.
Com a disseminação de smartphones, onde se tem quase tudo na palma da mão a qualquer momento, e com a exposição a uma infinidade de marcas – que competem pela atenção de seus clientes – as pessoas não querem mais perder tempo com informações irrelevantes, priorizando aquelas marcas que compreendem suas preferências.
Personalizar significa usar dados de forma integrada para entender os clientes e identificar seus interesses. Isso se torna ainda mais relevante no varejo de moda, onde o consumo está ligado à expressão pessoal, ao estilo de vida que se quer transmitir.
São os dados que nos permitem ir além da intuição e ser mais certeiras no conhecimento de quem é cada consumidor. Porém, para oferecer experiências realmente relevantes, é preciso transformar esses dados em insights, ou seja, em informações úteis na prática, que nos permitam identificar e enviar o que o cliente quer na hora que ele quer. Dessa forma, os dados deixam de ser apenas números e se transformam em um ponto de partida para criar conexões encantadoras.
E como usar esses dados? No varejo, temos algumas métricas importantes como recência, frequência e valor, que, juntas, permitem caracterizar o quão fiel é um cliente à marca. Outro ponto importante é entender em que etapa da jornada o cliente está, ou seja, qual é o seu ciclo de vida. É um cliente novo, que só fez uma compra ou é um cliente recorrente, que se relaciona há anos com a marca? Entender essa etapa é essencial, pois as necessidades e o comportamento de compra mudam conforme o cliente avança na jornada.
Um grande diferencial está em combinar essas análises com modelos de Inteligência Artificial (IA), desenvolvidos por cientistas de dados, como propensão à compra por categoria de produto e sistemas de recomendação de produtos. Dessa forma, conseguimos entender quem é esse cliente, em que momento do relacionamento com a marca ele está, quais produtos ou categorias ele se interessa e assim adaptar nossas comunicações, tornando a experiência mais personalizada e relevante.
A figura 1 apresenta um exemplo real de push notification segmentado e personalizado de acordo com o público; seguindo essa estratégia de personalização conseguimos, em 5 meses, obter 2x mais incremento na taxa de conversão e 130x mais incremento de receita.
Figura 1 – Exemplo de comunicações personalizadas utilizando IA e análises preditivas
A personalização da jornada do cliente no varejo de moda não é mais um diferencial, é uma exigência do consumidor moderno e necessária para a sobrevivência das marcas. Em um cenário onde a atenção é disputada segundo a segundo, compreender profundamente os momentos, preferências e comportamentos dos clientes se torna essencial para criar experiências que realmente façam sentido.
Ao utilizar dados para gerar insights, aliando-os com inteligência artificial e análises preditivas, as marcas conseguem não apenas entender quem é o cliente, mas também antecipar suas necessidades e entregar valor de forma personalizada e oportuna.
O futuro do varejo de moda pertence às empresas que souberem transformar dados em conexões humanas, relevantes e memoráveis.
Este conteúdo faz parte da ProgaMaria Sprint IA Generativa
Autora
Ana Carolina Quaresma é Product Owner nas Lojas Renner SA. Atua com Gestão de Produtos há 4 anos. Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela UFRJ, encontrou sua verdadeira paixão na interseção entre a tecnologia e a gestão de produtos. Acredita que a contribuição das mulheres em Dados é de extrema importância para a construção de um futuro mais inclusivo e equitativo. https://www.linkedin.com/in/ana-quaresma-rj/
Maria Barret é Gerente de Analytics na Lojas Renner S.A. Transforma dados em decisões estratégicas há quase uma década. Com paixão por empoderar mulheres na tecnologia, lidera a equipe de analytics na vertical de clientes e marketing da empresa, impulsionando o crescimento do negócio através de uma profunda compreensão do comportamento do consumidor. Sua missão é inspirar e capacitar outras mulheres a explorarem o mundo dos dados. https://www.linkedin.com/in/mariabarrett/
Revisora
Luciana Fleury, jornalista https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/