Conheça seis dicas práticas que podem fazer toda a diferença no desenvolvimento do seu dashboard de dados – da escolha dos dados ao formato do layout

 

Quais cuidados você toma na hora de elaborar o seu dashboard (painel) de dados? Já aconteceu de um gráfico sair cortado na visualização? Você já entregou um painel para stakeholders que não era exatamente o que essas pessoas esperavam? Onde você coloca os dados mais importantes? Você acrescenta a data da última atualização dos dados? Que tipo de layout utiliza?

Essas são algumas das questões para as quais Karine Campos traz respostas. Neste vídeo, que faz parte da Sprint de Dados da Programaria, a analista de dados no Olist apresenta seis práticas que podem fazer toda a diferença no desenvolvimento do seu painel. Elas irão te auxiliar e direcionar por onde começar e no que focar, para garantir que essas ferramentas tão importantes no nosso dia a dia estejam bem construídas para nos ajudar a tomar decisões com menos riscos. 

Ela ainda traz as diferenças entre relatório e dashboard, comenta a importância de olhar para o público atendido, chama atenção para o excesso de dados e analisa exemplos de como a formatação pode ser determinante para tornar a visualização dos dados mais rica e de fácil compreensão. 

Veja todas as dicas abaixo!

CRÉDITOS

Autora

Karina Campos é analista de dados no Olist, onde auxilia no desenvolvimento, na manutenção e na melhoria de dashboards para diferentes áreas na empresa. Através da análise dos dados, ela fornece insumos para a tomada de decisão para o negócio. É formada em Estatística pela Unicamp e pós-graduada em Ciência de Dados pela PUC-PR. 

Acredita que os dados, quando confiáveis, são os nossos maiores aliados para tomar decisões mais assertivas, contribuindo na melhora da performance das empresas além de mitigar os possíveis riscos.

Saiba mais no LinkedIn   

 

Revisora

Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo

Saiba mais no LinkedIn

 

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Área de dados.

O que você achou deste conteúdo? Responda nosso feedback: