Como fazer palestras incríveis - PrograMaria

Acompanhe os vídeos, siga as instruções e prepare-se para encantar suas próximas plateias

Um verdadeiro tutorial, repleto de dicas para que sua palestra seja simplesmente incrível, é o que a Fonoaudióloga especialista em Comunicação Mariana Godinho preparou para você. Confira tópico por tópico.

Medo de se expor e de falar em público

Enfrentar uma plateia não é uma tarefa fácil, até mesmo para palestrantes muito experientes. O nervosismo envolvido na tarefa de dar uma palestra é parte integrante, sempre. Porém, para muita gente, o medo de se expor e de falar em público é tão intenso que acaba por tirar todo o prazer do momento, fazendo com que o ato de palestrar ou fazer uma apresentação no trabalho seja muito estressante. Para outras pessoas, o temor chega a ser algo paralisante e impeditivo, fazendo com que muitas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional sejam perdidas. 

Nesse primeiro vídeo, Mariana explica como o corpo reage a situações geralmente consideradas estressantes – como falar em público – e reúne uma série de dicas para ajudar a reduzir a tensão corporal – e mental – antes de encarar um palco. Ela também elenca as causas mais comuns que geram o medo da exposição e dá sugestões de como lidar com elas. E, ainda, propõe um treinamento escalonado preparatório para ganhar confiança e ter a coragem necessária para dar uma palestra.

Cuidados com a comunicação não-verbal

Não é só o conteúdo que define uma boa palestra. Grande parte da qualidade percebida pelo público está relacionado à maneira como este conteúdo é apresentado por quem está dando a palestra. Entonação da voz, velocidade da fala, postura, gestos, articulação das palavras – tudo isso impacta e determina o quanto da mensagem realmente será passada e absorvida por quem assiste a palestra. 

No vídeo abaixo, Mariana apresenta um a um os elementos da comunicação não-verbal e comenta como eles devem ser utilizados para construir uma palestra incrível. Ela também indica um exercício prático que permite você avaliar como está usando a comunicação não-verbal em suas palestras e apresentações.

Como criar um roteiro interessante 

Um bom roteiro é a alma de uma boa palestra. Ele ajuda a organizar os pensamentos, conceitos, informações e ideias que irão compor o conteúdo da palestra. Por isso, vale a pena dedicar um bom tempo e cuidado para sua elaboração. 

Nesse terceiro vídeo, Mariana aborda os principais elementos de um roteiro bem estruturado. Ela ensina, entre outras coisas, a como estimular os canais de comunicação com a plateia. Separe papel e caneta para acompanhar o passo a passo e já ir identificando os pilares de seu roteiro.

 

Cuidados gerais 

São os detalhes que transformam uma boa palestra em uma palestra encantadora. Uma escolha criteriosa das palavras e expressões, por exemplo, é um desses fatores que mudam tudo. Não deixar que os slides apresentados virem os protagonistas de sua palestra, é outro.  

No vídeo de encerramento dessa masterclass, Mariana Godinho elenca uma série de cuidados gerais que dão o toque final – e encantador – na sua palestra.

Exercício Eu, palestrante

Grave um vídeo de até 1 minuto com o celular ou no computador falando sobre algum assunto de que gosta e seja fácil para você e compartilhe no canal do Slack  #mód-2-eupalestrante.

Comente os vídeos de outras duas mulheres, dando feedback construtivo de acordo com as perguntas abaixo:

  1. Transmite segurança e confiança?
  2. Consegue prender a atenção do público com sua fala?
  3. Como é a entonação?
  4. Como é a articulação?
  5. Aplica ênfases?
  6. Como é a velocidade de fala?
  7. Como está a postura?
  8. Como estão os gestos?
  9. Como está o olhar?
  10. O raciocínio está claro e fluido?
  11. Estimulou bem os canais visual, auditivo e cinestésico?

 

Mariana Godinho Fundadora na 2um É fonoaudióloga especialista em Comunicação, pós-graduada em Gestão de Pessoas e tem mais de 10 anos de estudos em Comunicação Humana. Tem grande experiência com consultorias, treinamentos e mentorias para startups e grandes empresas e desenvolveu uma forma leve e humanizada de aprimoramento da comunicação. Oferece soluções para pessoas que desejam ter uma comunicação empática, encantadora e com credibilidade, fugindo de robotização, regras e estereótipos. Sabe que, assim como aconteceu com ela, um mundo de possibilidades se abre quando a pessoa é capaz de se conectar com o outro. Mariana também é fundadora da @vemsersegura, uma página no Instagram direcionada para mulheres que querem desenvolver a autoconfiança para conseguir se posicionar sempre que quiser e precisar.

Redes sociais: LinkedIn