Entenda melhor o que são débitos técnicos, como mapeá-los e documentá-los, quando devemos faturá-los, como eles se ligam à arquitetura evolutiva e quais estratégias e comunicação precisamos usar ao lidar com eles

A programadora da OLX Brasil Luana Pimentel não tem medo de alertar que falar sobre e lidar com débito técnico não é assunto para iniciante. “É preciso conquistar maturidade para falar sobre isso”, ela diz, já quase no final do vídeo abaixo. 

 

Por isso mesmo, é um assunto que toda pessoa tech lead precisa saber – e as experiências que vocês acumularam ao longo do tempo contam muito na hora de pensar os débitos técnicos – que nascem de ações que deixamos de fazer (revisão de código, teste, vulnerabilidades) em troca de atingir um objetivo de negócio ou produto a curto prazo.

 

É valorizando todo esse conhecimento – e bebendo de suas próprias experiências – que Luana Pimentel nos conduz em uma conversa que aborda o conceito de débito técnico, como mapeá-lo e documentá-lo e quando e como faturá-lo. Ela traz exemplos de como eles nascem, quais formas ou ferramentas podemos utilizar para administrá-los, como comunicá-los para outras áreas, quais os possíveis juros que recaem sobre eles e como eles se relacionam a arquitetura evolutiva.

 

Confira no vídeo abaixo:

CRÉDITOS

Autora

Luana Pimentel é desenvolvedora de software há 15 anos. Passou um ano e sete meses no iFood e agora trabalha na OLX Brasil como programadora, no cargo de senior staff engineer. Sempre se envolveu nas questões de D&I nas empresas em que trabalhou e acredita que a tecnologia é uma ferramenta de empoderamento que deve ser compartilhada. Trabalha como programadora voluntária na TODXS e em outros projetos que visam empoderar grupos marginalizados.

Saiba mais no LinkedIn

 

Revisora

Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo

Saiba mais no LinkedIn

 

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.

 

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: