Por: Maria Carolina Frota – Astronauta do curso Front-End: Minha primeira página web

 

Olá, eu sou Maria Carolina Frota. Sou de Brasília e tenho 29 anos.

Quando decidi migrar para uma carreira na tecnologia, uma das primeiras habilidades que aprendi, em conjunto com a Lógica de Programação, foi aprender a pesquisar no Google!
Lembro que isso me surpreendeu bastante, porque quando eu trabalhava como Designer de Interiores o máximo que usávamos como referência eram imagens do Pinterest, como ideias de decoração. Mas fora isso, não era uma prática muito comum recorrer ao Google para resolver problemas. Mesmo problemas com os softwares que eu usava para fazer meus projetos de interiores.

Hoje sou programadora, Desenvolvedora Mobile para iOS. E aprender a pesquisar no Google tem sido bastante útil para mim.

 

Dica de estudos: Resolva Problemas de Programação Pesquisando no Google

Quando se é iniciante em programação, é comum aparecer aquele errinho que você não faz ideia do que se trata. Isso é normal! E como iniciantes é comum termos problemas que ainda estão num nível simples de resolução. Resoluções essas que estão disponíveis em abundância no Google! Aprender a usar essa ferramenta me ajudou bastante e vou compartilhar com você o que aprendi.

 

Na caixinha de pesquisa do Google escreva:

 

1. O que quero que minha aplicação faça

Primeiro você deve escrever o que quer que sua aplicação faça. Você quer colocar margens? Quer dispor de uma série de fotografias lado a lado? Quer fazer com que vibre toda vez que o usuário tocar no botão?

2. Resolvendo erros

Nessa etapa, é interessante que você copie e cole o erro na pesquisa do google e passe um tempo lendo sobre ele, para entender do que se trata.

3. Usando aspas (“)

O uso das aspas no Google serve para quando se precisa de um resultado de uma exata sequência de palavras, uma frase que precisa estar escrita com as palavras naquela exata ordem.

4. Usando o sinal de menos (-)

Sabe quando você está pesquisando alguma coisa e fica aparecendo sobre algum tema que não tem nada a ver? Como pesquisar “Corona” no Google e se deparar apenas com resultados sobre o vírus, e não sobre a cerveja ou outras coisas relacionadas à palavra Corona.
A ferramenta menos (-) serve para excluir da sua pesquisa, temas que não são do seu interesse. Como por exemplo, pesquisar “Corona vírus” vai garantir que apareça apenas a cerveja, e não o vírus.

5. Em qual linguagem de programação

Especifique qual a linguagem de programação ou tecnologia você está utilizando.
Por exemplo: “Como colocar margens num site VsCode”

6. Quais sites você deve consultar

Nessa etapa é muito importante que você consulte colegas de profissão sobre quais os sites que são mais reconhecidos para se usar como fonte. Como o StackOverflow, o Hacking With Swift, Swift by Sundell, e até alguns blogs do Medium. 

De qualquer forma, o primeiro link que você deve procurar abrir é o da Documentação oficial daquela linguagem ou programa. No caso do Swift, por exemplo, temos o SDK que é o Software Development Kit e a Apple Documentation é o que sempre procuro abrir primeiro quando estou pesquisando sobre um tema. 

Agora é hora de implementar o que você pesquisou


É muito importante entender que nem toda solução que você encontrou se aplica ao que você está buscando fazer. Por isso, é necessário que se tenha um cuidado extra na hora de sair copiando e colando código no seu trabalho!
Algo que você pode fazer é, ao copiar e colar de fato ler o código e tentar entender sobre o que ele se trata. Apague essa ou aquela linha e perceba o comportamento do seu app. No que ele muda? Qual é a solução que outros sites e fontes deram para o mesmo problema? É uma questão de se familiarizar com aquela solução que foi encontrada e entender se ela é útil para você, no seu caso específico.

Para implementar a solução encontrada, muitas vezes é necessário customizar para o contexto da sua aplicação.

Obrigada por conferir! Espero que tenha sido útil.

Acesse os cursos EuProgrAmo