Dicas para aproveitar os cursos e eventos da PrograMaria ao máximo - PrograMaria

Quantos cursos e atividades online já começamos e não terminamos? Pelo menos alguns, né? Pensando em reverter essa estatística na sua vida, preparamos esse texto para te ajudar a cumprir seus objetivos! Os ingredientes-chave são disciplina e motivação! Com eles, você conseguirá passar por todos os desafios da missão e cumpri-la com sucesso!

Vamos lá? 💪🚀

✅ Comprometa-se com você ✅

Às vezes é difícil começar a estudar, inventamos desculpas para adiar e dizer que não conseguimos. O fato é: sempre conseguimos fazer aquilo que é prioridade e faz sentido para nós. Se você não vê sentido em estudar, nunca vai começar. Então se pergunte: por que eu preciso estudar? Se na sua resposta tiver algum benefício para sua própria vida, seja tirar uma boa nota, conseguir um emprego, uma promoção, ganhar mais dinheiro, ou mesmo sanar uma curiosidade sobre algum assunto, pronto, já temos um ponto de partida.

📅 Organize sua agenda 📅

Durante o período escolar a gente tinha de ir até o colégio e aquilo já estava na nossa agenda. Quando você faz um curso ou uma atividade depois de adulta, é preciso separar tempo na agenda para cumpri-lo; parece simples, mas essa dica é muito importante. Defina horário(s) e dia(s) para seus estudos, isso cria um compromisso e espaço na sua agenda para a prioridade que você já estabeleceu.

💻 Prepare o ambiente 💻

Estudar exige atenção e foco. Observe se você tem um lugar que te proporcione isso, que seja confortável, mas não muito, pois você pode pegar no sono! Para evitar distrações, desligue a TV, rádio, deixe o celular e todas as suas notificações bem longe, e procure um lugar silencioso e motivador para você!

💃 Mantenha o ritmo 💃

Não deixe a peteca cair! Devagar e sempre você chegará ao seu objetivo final! NÃO DEIXE O CONTEÚDO SE ACUMULAR! #ciladaBino Lembre-se de que gerenciar nosso tempo é fundamental para conseguirmos realizar nosso planejamento.

Já ouviu falar na  🍅Técnica do Pomodoro? Ela foi criada para aumentar a produtividade e habilidade de gerenciar o tempo! Basicamente, você quebra seus afazeres em tarefas para cumprir em blocos de 25 minutos sem interrupções. Ao final de um bloco, faça uma pausa de 5 minutos, e então inicie um novo “pomodoro” (25 minutos). A cada 4 blocos, você pode fazer uma pausa mais longa, e depois voltar ao trabalho. Veja se funciona com você!

🥰 Respeite-se 🥰

Observe-se ao máximo e procure entender: qual é o seu ritmo e o seu perfil? Não se compare com outras pessoas e não se cobre tanto. Respeitar suas limitações vai tornar esse processo mais produtivo. Por exemplo: se você não se sente bem acordando cedo, não adianta levantar antes do sol nascer para estudar, isso só vai te cansar e te frustrar. Quanto mais a gente se conhecer, mais fácil vai ser encontrar um ritmo que faz sentido pra gente!

👯‍♀️ E respeite as jornadas das outras companheiras 👯‍♀️

Cada jornada é única e todas são válidas, e, como parte importante dessa missão, você também tem sua responsabilidade com as outras colegas. É importante sempre acolhê-las sem julgamentos. Se você se deparar com alguém pedindo ajuda, lembre-se de que mais importante do que apontar o erro e dar a resposta é ajudá-la a construir o raciocínio necessário para chegar sozinha na resposta. Assim vocês duas aprendem muito mais! É fundamental que cada uma consiga desenvolver essa autonomia e o olhar para encontrar os erros, entendê-los e arrumá-los!  Uma orientação de como ajudar é sempre dar dicas e fazer perguntas em vez de dar a resposta na lata. Por exemplo: “Amiga, tem um erro de digitação na sua linha 22.” – e lembre-se, #VamosJuntas

👋 Conecte-se com outras pessoas 👋

Criar senso de pertencimento e união entre as participantes é tarefa de todas! Utilize o espaço de fórum para conversar e interagir com outras mulheres, essa diversidade também é muito enriquecedora e pode ser o incentivo que faltava para você seguir em frente!

✊ Seja proativa com suas dúvidas ✊

É mais proveitoso e prazeroso aprender uma coisa nova e, especialmente, conseguir compreender o que está acontecendo quando temos essa postura proativa. Tente investigar de forma ativa onde pode estar o erro! Mas não se cobre em demasia e não fique com dúvidas, use o Fórum!

Para exercícios de código, vale dar uma olhada neste checklist:

1) Verifique se não é um erro de digitação no código! 

2) Mensagens de erro são suas amigas. Tente entender o que a mensagem significa e reajuste seu código! É o chamado debugar, ou seja, tirar o bug (erro no código)!

3) Busque sua dúvida ou o código da mensagem de erro na internet para verificar se outras pessoas já tiveram esse problema.

4) Veja no fórum e leia os comentários antes de incluir sua dúvida: é possível que alguém tenha passado pelo mesmo problema.

5) Não encontrou uma luz? Inclua sua dúvida no fórum:
Explique na sua mensagem o raciocínio do que estava tentando fazer, descreva o erro que apareceu, o que já tentou fazer e exercite hipóteses do que pode ser. Essa abordagem ativa é preciosa para quem está começando e vai acelerar muito seu aprendizado!

📺 Estudando com vídeo 📺

Estudar com vídeos tem muitas vantagens: você pode ajustar a velocidade, o volume e até a qualidade da reprodução para se adequar melhor ao seu ritmo de aprendizado.

Assim como no texto, no vídeo também é possível parar e anotar partes importantes. Volte se for preciso, assista de novo.

👩‍💻 Estudar praticando 👩‍💻

Independente do assunto a ser estudado, é fundamental praticar. Para aprendermos de fato algo novo, precisamos praticar muitas vezes até que se torne natural, seja aprender uma nova língua, a tocar um instrumento, construir um software. É com muitos exercícios que naturalizamos um conteúdo novo. Quantas vezes você caiu até que aprendesse a andar? Temos o costume de praticar um exercício uma única vez e achar que já aprendemos quando a chave é: quanto mais praticar, melhor será.

🎁 Feedback 🎁

É um presente pra você e pra gente. Sempre temos a hora do feedback, que é super importante pra gente saber como está sendo a sua jornada nas ações da PrograMaria — isso nos ajuda a melhorar, sempre! Além de ser um ótimo momento para você parar e refletir sobre sua trajetória!

Fontes:
Muitas das dicas foram tiradas do texto “Afinal, como estudar?”, da Mayra Oliveira, instrutora do Curso Online Eu ProgrAmo! 🙂 Acesse o artigo completo!