Hora de colocar os conteúdos sobre liderança técnica em prática com exercícios e atividades! Confira

Os exercícios a seguir fazem parte da PrograMaria Sprint Tech Leads

 

Depois dos conteúdos de liderança técnica do módulo 02 — como O que é uma arquitetura baseada em eventos?, Decisões Técnicas – Você está focando primeiro no problema ou na solução? e Como avaliar a qualidade de um serviço?, é chegada a hora de colocá-los em prática!

 

Separamos os exercícios em relação a duas realidade: se você já está atuando em um time atualmente ou não. No final, há uma atividade para todes. 

 

Confira!

 

– Se você atua em um time, faça:

Exercício: Diagnóstico de qualidade do sistema

  1. Escolha algum sistema, arquitetura ou código com o qual você trabalha. Estruture uma descrição simples dele.
  2. Analise e encontre possíveis problemas ou preocupações desse sistema com base nos conteúdos apresentados nesse módulo. 

As perguntas abaixo são exemplos de algumas que você pode se fazer:

  1. Está fácil e claro para outras pessoas lerem e entenderem esse sistema?
  2. É fácil fazer novas modificações?
  3. Se algum sistema cair, vai impactar onde?
  4. Quais são os casos de erro e como estou evitando-os?
  1. Escreva um texto ou tópicos que descrevem os problemas, formulando uma lista de débitos técnicos com os níveis de criticidade.
  2. Descreva algumas propostas de soluções também. (opcional) 

 

Depois, compartilhe essa tarefa no canal #mód-2-qualidade-tech e converse com as demais pessoas sobre os sistemas, sobre como identificou os problemas, quais as dificuldades que teve na hora de pensar em uma solução — e, inclusive, quais você gostaria de priorizar. 

 

Fora da Sprint, se o seu trabalho tiver um ambiente tranquilo e saudável, também compartilhe essa tarefa com as pessoas de lá para ter outros feedbacks e talvez até priorizar alguns desses pontos de preocupação.

 

– Se você não está atuando em um time, faça:

Exercício de Arquitetura

 

Muitas entrevistas de emprego têm uma etapa de arquitetura e existem muitas referências que explicam como fazer essa parte do processo seletivo. 

 

Entre em alguns dos links abaixo, escolha um exercício de arquitetura e tente fazê-lo:

 

6 Interview Questions for System Designers (With Example Answers), da Indeed

Case Loft – Como usamos as entrevistas técnicas em Engenharia e como se preparar para elas, da PrograMaria

Top 10 System Design Interview Questions and Answers, da GeekforGeeks

 

Ex: 

  • Como desenhar a arquitetura de um encurtador de URL?
  • Como desenhar a arquitetura de um sistema de notificação?

 

Depois, compartilhe essa tarefa no canal #mód-2-arch-exercicio e converse com as demais pessoas sobre a sua solução e quais são suas dúvidas e dificuldades. Aproveite e troque experiências de como foi ser entrevistada na etapa de arquitetura. 

 

Atividade para todes

Mentoria técnica

 

Encontre uma pessoa dentro ou fora do seu ambiente de trabalho e compartilhe sua vontade de treinar, oferecendo uma mentoria técnica a essa pessoa. Entenda o contexto e faça uma proposta de formato de trabalho. Depois vá e compartilhe no canal #mód-2-mentoria-tech, e troque suas experiências com outras pessoas sobre o trabalho que você quer fazer de mentoria técnica. 

 

CRÉDITOS

 

Autora

Pamela Peixinho atua como gerente de engenharia na Inventa e enfrenta, atualmente, o desafio de atuar na gestão de gestores, equilibrando com processos da tribo, visão estratégica, formação de times e liderança técnica. É fascinada em como boas ideias desenvolvidas por uma equipe diversa de alta moral com qualidade técnica podem ter tanto impacto. Gosta muito de falar sobre gestão e diversidade, participa ativamente na evolução contínua da inclusão na engenharia e está focada agora na representatividade em posições de gestão (em todos os níveis).

Saiba mais no LinkedIn

 

Revisora

Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo

 

Saiba mais no LinkedIn

 

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.