#PrograMariaFala com Juliana Angeli de Angelo, Diretora de Delivery na Avanade, promete explicar detalhes de como é o dia a dia na gestão de projetos complexos em tech

Natural de São Paulo e atualmente moradora de São Bernardo do Campo, Juliana Angeli de Angelo, profissional com 14 anos de experiência em tecnologia, é Diretora de Delivery na Avanade há sete meses, empresa global de serviços que fornece consultoria em TI focados na plataforma Microsoft.

Compartilha com a equipe de comunicação da PrograMaria, em entrevista leve e descontraída, que na adolescência sonhou em ser médica, mas mudou de opinião após fazer um cursinho onde assistiu a uma palestra sobre inovação e tecnologia que a encantou, e resolveu dar destaque às habilidades e aptidão para a área de Exatas. 

Formada em Engenharia da Computação com Ênfase em Engenharia de Software pela Universidade Metodista de São Paulo. “Eu sempre gostei de tecnologia, aprender sozinha, fazer pesquisas etc, de autodidata. Foi o momento que eu parei para refletir o que eu queria, quais as possibilidades que eu tinha e sobre ser feliz fazendo o que eu gosto”, compartilha Juliana. 

MBA e extensão na cidade luz

Vivenciou na época da faculdade de Engenharia, a disparidade de gênero na sala de aula e afirma que “sendo mulher nós temos um pouco mais de desafios, pois é uma carreira considerada bastante masculina”, completa. 

Atualmente, quase um século após o início do processo de democratização do ensino às mulheres, elas são maioria na educação superior brasileira, pois representam 57,2% dos estudantes matriculados, de acordo com Dados do Censo da Educação Superior de 2016, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

Entretanto, ao investigar a participação feminina nas áreas relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática representam apenas 35%, conforme dados da Unesco, de 2018.

Gestão de projetos, empreendedorismo e muito mais

Aos 37 anos, considera-se uma profissional eficaz em gestão de pessoas, desenho de processos, planejamento de atividades e entender e traduzir o que a pessoa cliente pede, além de lidar bem com problemas complexos.  Gere, no seu dia a dia, uma agenda bem complexa de reuniões e possui um time multidisciplinar com diversos profissionais de forma direta na sua equipe, e também empreende.

“Eu fundei uma startup junto com uma amiga sobre gamificação. É uma plataforma digital onde escrevi tudo, fiz os desenhos de tela, a pesquisa de mercado e todo o benchmark necessário, pois eu queria desenvolver algo que de fato não existisse”, explica. A empresa chama-se IdeiAtivada Soluções Inovadoras, na qual já garantiu que uma pessoa investisse no seu negócio. “Também coloquei em prática tudo o que eu tinha aprendido sobre empreendedorismo”, complementa. 

Juliana possui vasta experiência acadêmica, tendo começado a carreira dando aulas ainda nos primeiros anos da graduação até chegar num curso de extensão internacional em Sustentabilidade, inovação e Empreendedorismo pela University of Paris I: Panthéon-Sorbonne, vaga que garantiu após boa performance no MBA em Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação – Inovação Tecnológica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 

Quem está nessa área precisa sempre estudar, se atualizar e olhar o mercado. E para alcançar cargos mais altos, você precisa estar preparado para novas posições na sua carreira”, explica a diretora.

Atuação como Diretora de Delivery

Como diretora de Delivery numa empresa Global, Juliana faz a entrega de programas, ou seja, são vários projetos em contas importantes da Avanade. “Precisamos entender a venda que foi feita, por exemplo, o que foi vendido, como foi vendido, o que a gente de fato precisa entregar, quais são os profissionais e as suas especialidades”, explica Angeli de Angelo.

Além de especificar cronogramas, datas, planejar, entender o skill das pessoas e fazer todos os diversos acompanhamentos de entregas. “Também definimos a governança da comunicação com o cliente, além de hierarquias e quais as periodicidades de reuniões, como um plano de comunicação com o cliente”, finaliza. Destaca que a parte mais incrível em delivery é que a pessoa não escolhe a tecnologia. Ela entrega o que for necessário e aprende muito no processo.

Envie a sua pergunta

A nossa mentora é uma paulistana que topa desafios, arrojada, com forte viés empreendedor. Construiu bons relacionamentos até chegar  ao topo de uma empresa global com gestão de projetos e ter a própria startup de gamificação.

Queremos ouvir você! 

Chegou a hora de perguntar tudo que você queria para a nossa entrevistada! No #PrograMariaFala, quem conduz o conteúdo é você! Envie sua pergunta e ela poderá ser selecionada para nosso programa de entrevistas, e você ainda concorre a sessões de mentoria com a convidada, além de outros prêmios!

Inscreva-se para aprender mais detalhes sobre como foi essa trajetória!

O #PrograMariaFala com Juliana Angeli de Angelo acontece dia 23/06, quarta, às 19h!

 

CRÉDITOS:

Larissa Vitoriano, Jornalista Tech na PrograMaria

Mestranda em Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimédia no Instituto Universitário da Maia, no Porto, Portugal. Experiência em produção de conteúdo para web, pauta e apresentação de televisão, assessoria de imprensa, redes sociais e marketing digital.

Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/larissavitoriano/