Para a diretora geral da Intel no Brasil, o tripé educação, tecnologia e diversidade estão super vinculados e promovem mudanças significativas na sociedade

Nasceu na capital da Catalunha, em Barcelona, cresceu na Argentina, morou no México e, atualmente, vive no Brasil. Gisselle Ruiz y Lanza, Diretora Geral da Intel Brasil, possui uma trajetória muito diversificada e é a mentora da vez do PrograMaria Fala do mês de novembro.

Mãe da Clara e do Tomás, ela compartilhou com a equipe da PrograMaria que sempre estudou na mesma escola e preserva as melhores amigas desde a infância. 

É maratonista, preocupa-se com a saúde mental e física dos times que gerencia, já foi empreendedora e acredita que trabalhar de forma inteligente não significa trabalhar horas a fio e rotinas extensivas.

Conheça no Blog da PrograMaria os passos desta líder que acredita que empresas diversas e inclusivas apresentam melhores resultados.

Gisselle na palestra “Minha carreira na Tecnologia”, evento promovido pela PrograMaria e a Intel em 05/03/2020, antes da pandemia da covid-19

Detalhes da rotina de uma diretora geral

“O dia a dia é muito divertido – todo dia é diferente um do outro – minha agenda é muita diversa ao longo do dia”, explica Gisselle sobre como faz para dividir sobre as atuações. Ela conta que demorou para entender como organizar seu tempo de maneira inteligente e eficiente e que nos primeiros meses no cargo de Presidente da Intel no Brasil, apesar de muito recompensador, ela terminava o dia cansada, pois era demandada em diferentes pautas. 

A diretora conta que foi entendendo melhor como organizar o dia e viu que planejar tempos para si e para a família é algo muito importante. “Bloqueio a minha agenda do meio dia à uma da tarde para o almoço. Brinco com a minha filha que é o nosso  ‘horário da família’”, enfatiza. “Entendi que é sobre ter espaços específicos de produção, e assim trabalhar de forma inteligente e organizada”, conclui.

Por ter  hábitos mais diurnos, gosta de realizar as atividades que demandam mais criatividade pela manhã. Além de ter uma agenda recheada de reuniões internas e com clientes, eventos e entrevistas. “Faz o dia a dia ser mais dinâmico e divertido”, detalha.

Rumo à tecnologia

Gisselle iniciou os estudos em Engenharia Industrial, mas optou por mudar de carreira e cursou Comércio Exterior na Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES). Antes, aos 18 anos, fez duas formações que considera muito importantes na sua carreira: uma de português, outra de assistente executiva, onde aprendeu muito sobre o dia a dia do mundo corporativo, seus cerimoniais e protocolos.

Está no Brasil desde 2005 e sempre teve muita curiosidade por internet e tecnologia. Iniciou sua carreira, ainda na Argentina, como estagiária em Engenharia de Produtos na Avon, antes passou pela empresa do pai. Esteve, entre 1997 e 2001, na Dialogic Division, que foi incorporada à Intel. A seguir, resolveu empreender com mais duas amigas numa consultoria de comércio exterior, no México. 

“Aos vinte e poucos anos eu quis empreender. Nosso projeto não foi tão bem sucedido e a seguir, recebi o convite para voltar à Intel”, explica. Compartilhou que era um sonho empreender e que aprendeu muito no decorrer do processo. 

O projeto durou cerca de um ano e meio e 2003 foi o ano de retorno à multinacional de tecnologia. Desde então, são mais de 18 anos na empresa e grande parte deles vividos no Brasil, considerado um dos dez maiores mercados da empresa no mundo.

A diretora compartilhou sobre a sua trajetória para o público da PrograMaria em evento presencial que aconteceu em 05/03/2020, período anterior à pandemia da covid-19

Líder do comitê de diversidade e inclusão

Gisselle tem experiência em áreas como vendas e marketing, habilidades de gestão e liderança, além de desenvolver equipes de alto desempenho. Estuda e tem afinidade em temas como: transformação cultural das empresas, digital, liderança, impacto positivo, propósito, sustentabilidade e inovação. 

Atua como defensora da Diversidade e Inclusão, na qual ela é a maior patrocinadora do Comitê de D&I da Intel Brasil e parte do Conselho da Rede de Mulheres Executivas da Intel para a América Latina (iNEW). Reforça a importância da pessoa se sentir incluída no ambiente de trabalho e o índice de felicidade dentro das corporações. E, desde 2016, a Intel é parceira da PrograMaria, além de possuir grande conexão com a diretora.

“Quando a gente não se sente parte do propósito, como levamos resultados para os clientes? É muito importante quando vinculamos os resultados da empresa para os investimentos em diversidade e inclusão”, enfatiza sobre mais representatividade da sociedade nos ambientes de trabalho.

“A minha trajetória e a minha história conversam muito com as iniciativas e me levaram a entender ainda mais a sua relevância – sempre fui estrangeira, minoria, comecei num mundo muito masculino, sendo muito jovem e mulher – isso me gerou uma consciência grande sobre diversidade e inclusão”, diz Ruiz y Lanza. 

Tem grande paixão pelo tripé educação, tecnologia e diversidade e afirma, que no seu ponto de vista, os três estão super vinculados. Para o futuro, está desenhando um projeto de impacto social e dá as seguinte dicas de investimentos na carreira às pessoas leitoras do Blog da PrograMaria: “Investir em autoconhecimento para poder encontrar suas fortalezas, estar em constante desenvolvimento e fazer parte de uma rede de apoio e networking”, finaliza.

PrograMaria Fala com Gisselle Ruiz y Lanza

O PrograMariaFala com Gisselle Ruiz y Lanza acontece em 18 de novembro às 19h,com transmissão ao vivo no nosso canal do Youtube. Faz parte de uma das ações promovidas em parceria com a Intel no movimento por #MaisDiversidadeNaTecnologia.

Não perca a oportunidade única de falar com a Gisselle, Diretora Geral da Intel no Brasil! Envie a sua pergunta e participe ao vivo! Garanta a sua inscrição aqui!

 

 

CRÉDITOS:

Larissa Vitoriano, Jornalista Tech na PrograMaria

Mestra em Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimédia no Instituto Universitário da Maia, no Porto, Portugal. Experiência em produção de conteúdo para web, pauta e apresentação de televisão, assessoria de imprensa, redes sociais e marketing digital. Mãe de pet da Frida Maria, techlover e que ama as coisas simples da vida.

Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/larissavitoriano/