Conheça os resultados da parceria entre a Intel, PrograMaria e TransEmpregos em 2021 na ação por #MaisDiversidadeNaTecnologia

 

O ano de 2021 foi muito especial para a PrograMaria e todo o seu time. Destacamos que, não só o Brasil, mas o mundo enfrentou muitas dificuldades, ocasionadas principalmente por conta da pandemia de Covid-19. Mesmo assim, precisamos exaltar as vitórias e os momentos compartilhados, afinal, são eles que nos mantém como profissionais engajadas em promover #MaisDiversidadeNaTecnologia nos 365 dias do ano.

Principais números de impacto

Promovemos 35 ações ao longo do ano e 36 lives que alcançaram mais de 29.400 inscrições. Foram mais de 5.400 astronautas que deram seus primeiros passos pelo universo da programação.

Não fizemos isso sozinhas: foram 30 empresas que investiram e promoveram o movimento por #MaisDiversidadeNaTecnologia, apoiando a entrada, permanência e evolução de talentos diversos na área. Em nossa base, já são mais de 32 mil pessoas que engajaram conosco. E quase 14 mil pessoas diferentes passaram por nossas ações.

Intel, PrograMaria eTransEmpregos

Patrocinado pela Intel, a PrograMaria com apoio da TransEmpregos promoveu uma série de ações em prol de #MaisDiversidadeNaTecnologia. Além de organizar eventos que promoveram debates importantes e deram visibilidade para pessoas trans e travestis na tecnologia, a iniciativa também ofereceu bolsas 100% gratuitas no curso online Eu ProgrAmo, destinadas exclusivamente às pessoas trans e travestis.

Maite Schneider, cofundadora da TransEmpregos, compartilha sobre a parceria: “Sempre acreditamos que a maior revolução vem do poder da força da educação. A parceria mudou realidades de modo muito potente”, afirma. Ao total, 479 pessoas trans e travestis deram os seus primeiros passos na tecnologia só nesta ação.

“É incrível ver pessoas trans e travestis de todo o Brasil se desenvolvendo cada vez mais e conseguindo alcançar novas potências e competências. Que cada vez mais possamos ter empresas que entendam que seu papel é ajudar a construir um mundo com mais equidade e inclusivo”, complementa Maite. Ela reforça que, pelo fato de termos atuado como empresas em conjunto, nos tornamos mais fortes.

A parceria entre a Intel, TransEmpregos e a PrograMaria rendeu a possibilidade de conhecer histórias de pessoas incríveis e que enxergaram na tecnologia uma possibilidade de mudança na trajetória profissional. Úrsula Ariel, astronauta da Turma 08 do curso online Eu ProgrAmo, vive no Macapá, no Amapá, compartilha sobre a sua vivência. 

Impacto que transforma

“Foi uma experiência incrível de muito aprendizado e com gostinho de vitória. Iniciativas como esta oportunizam às pessoas, especialmente do grupo de diversidade, aprender algo novo, inserir-se na tecnologia e criar novas possibilidades para uma carreira brilhante no futuro”, finaliza.

Ela acredita que fez toda a diferença ter feito o curso e compartilhou que achou o curso super bem estruturado para quem não sabe nada relacionado à tecnologia. Depois do curso, Úrsula passou em um processo seletivo concorrido e foi contratada para participar de um programa de formação de uma empresa de tecnologia. 

Para Iana Chan, CEO e fundadora da PrograMaria, ter a Intel como uma instituição que acredita na PrograMaria desde o seu início é algo muito relevante e importante para toda a comunidade. “A ação que realizamos com a Intel e a TransEmpregos ao longo de 2021 teve um impacto imensurável e ficamos muito orgulhosas das conquistas”, finaliza. 

 

 

CRÉDITOS:

Larissa Vitoriano, Jornalista Tech na PrograMaria

Mestra em Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimédia no Instituto Universitário da Maia, no Porto, Portugal. Experiência em produção de conteúdo para web, pauta e apresentação de televisão, assessoria de imprensa, redes sociais e marketing digital. Mãe de pet da Frida Maria, techlover e que ama as coisas simples da vida.

Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/larissavitoriano/