Fique por dentro dos conceitos básicos relacionados aos métodos ágeis

No mundo das startups, tudo acontece de forma muito rápida, afinal, é preciso acompanhar o ritmo de um mundo em constante mudança. Por isso, a tomada de decisão e a forma de fazer as coisas também precisam de rapidez e flexibilidade. Nessa breve introdução, você vai ficar por dentro do básico das metodologias ágeis, ferramentas que apoiam este jeito acelerado de colocar as coisas em marcha. Acompanhe:

O que são os métodos ágeis?

Os métodos ágeis são uma alternativa ao modelo tradicional em cascata de entrega de projetos de software. Diante de um histórico processo de extrapolação de custos e prazos, onde o desenvolvimento se desdobrava lentamente sobre várias etapas, entre análise de requisitos, implementação, testes, integração e manutenção, o Agile surgiu como uma resposta à produtividade. O modelo ágil tem base em ciclos iterativos e incrementais, o que possibilita flexibilidade e adaptabilidade.

Tais ciclos ágeis são voltados a melhoria contínua para equipes e processos, e dessa forma incentiva o trabalho em equipe, a auto-organização, autonomia, a comunicação mais clara e transparente e por fim o foco no cliente e na entrega de valor.

  • Manifesto ágil

Em 2001, um grupo de pessoas desenvolvedoras documentou o conhecido Manifesto Ágil, marcando então o surgimento e propagação dos métodos como conhecemos hoje.

O manifesto é composto por 4 princípios:

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Responder a mudanças mais que seguir um plano

Ainda, visando potencializar a entrega dos projetos e a escalabilidade dos resultados, o manifesto tem 12 princípios servindo como um guia aos rumos de um time ágil:

Conheça tudo sobre o Agile Manifesto aqui

  • Quais tipos de Métodos Ágeis existem?

Debaixo do guarda-chuva ágil, diversas são as ferramentas e frameworks utilizados para desenvolvimento de projetos, entre eles: Scrum, Lean, Kanban, FDD, XP, entre outros. Scrum e Kanban são as metodologias globalmente mais utilizadas.

Scrum

Ideal para projetos de alta complexidade e objetivos bem definidos. Esse framework tem uma abordagem iterativa e incremental, já que atua no modelo de sprints, onde, em um tempo estipulado pelo time (de duas a quatro semanas), trata itens priorizados e refinados do product backlog, que é a lista de funcionalidades a serem desenvolvidas.

Algumas cerimônias auxiliam para que o andamento e alinhamento do projeto sigam da forma mais fluida possível. No início de cada Sprint, o time faz uma planning para, em conjunto, tratar o que e como serão feitas as atividades do backlog priorizado.

No dia a dia, durante a sprint, a equipe faz a daily, que são reuniões diárias, geralmente com duração de apenas 15 minutos, para analisar os progressos e dificuldades do que foi planejado.

E ao final de cada sprint, existe uma cerimônia de review, para avaliar o que foi entregue.

Kanban

Além de um quadro de atividades, o Kanban é um método focado na gestão de entrega de valor, que dá alta visibilidade para o processo, promovendo assim uma entrega contínua de resultados, reduzindo fluxos e trazendo previsibilidade de tarefas. O modelo clássico para se iniciar a utilização do método, é separando o fluxo em 3 colunas: To do (Fazer), Doing (Fazendo) e Done (Feito).

  • OKR – Object and Key Results

Por fim, uma forma de iniciar o planejamento e seguir para a execução dos projetos com os métodos ágeis, é utilizar os chamados OKRs. Esta metodologia, também nascida no Vale do Silício, é similar ao que conhecemos como metas. Os Objects and Key Results (OKRs, termo em inglês que significa Objetivos e Resultados-Chaves) são compostos por dois elementos:

  1. Objetivos (O):  Devem ser qualitativos. Precisam apresentar uma direção clara, concisa e aspiracional. Exemplo:

OKR1: Escalar consideravelmente o share no mercado

  1. Resultados-chave (KR): Quantitativos/Mensuráveis. São as metas que impactam diretamente na conquista do objetivo principal. Geralmente atribuímos de 2 a 5 KRs para cada objetivo. Seguindo o exemplo acima, poderíamos estabelecer:

KR 1.1 Dobrar o número de leads no trimestre

KR 1.2 Aumentar em 20% o faturamento mensal

KR 1.3 Fechar 5 grandes parcerias 

A metodologia OKR não é um modelo sistemático, pelo contrário, sua vantagem consiste em ser flexível, atuar em ciclos curtos, prezando pela transparência e sempre alinhado com o planejamento estratégico da companhia. 

Referências

Agora que você já sabe alguns conceitos básicos dos métodos ágeis, confirma como eles são usados no dia a dia da Donus, nessa palestra da Cris Aideira. 

CRÉDITO:

Cris Aideira, Product Manager na Donus

Mulher, mãe, madrasta, esposa, profissional e dona de casa, Cris é Engenheira de Produção com MBA em Negócios do Varejo, e atua há cerca de 10 anos no mercado de meios de pagamento e serviços financeiros na gestão de produtos digitais. Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/cristiane-aideira/

REVISÃO:

Luciana Fleury, jornalista

Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Tem trabalhado com o desenvolvimento de projetos editoriais, produção de conteúdos e edições de textos. É mãe orgulhosa da Gabriela e coleciona globos de neve. Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/

Este conteúdo faz parte da Sprint PrograMaria powered by Z-Tech | Mulheres em Startups.