Tempo de deploy, engajamento, chamados abertos e cycle time são algumas das muitas métricas importantes que a tech lead deve estar atenta; veja mais dicas e insights

“Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. É citando essa frase do consultor administrativo austríaco Peter Drucker (1909 – 2005) que Jessica Chaves, gerente de engenharia sênior da Cora, explica a importância de uma tech lead estar atenta às métricas, no sentido de melhorar os processos e gerar mais resultados para a empresa. 

Mas de que métricas estamos falando? Quais os cuidados na hora de analisá-las? “Métricas sem contexto é extremamente perigosos”, alerta Jessica. Neste vídeo, ela indica algumas métricas a serem utilizadas quando o assunto é pessoas, processo, produto e engenharia, e relata alguns casos pessoais que atestam a importância de usá-las a partir do contexto – e sem esquecer de colocar as pessoas em primeiro lugar. 

Tempo de deploy, engajamento, chamados abertos pelo time de atendimento e cycle time são algumas das métricas importantes que uma liderança de um time de desenvolvimento de software deve estar atenta, de forma a validar se o trabalho está sendo bem feito, ajustar processos, diminuir a complexidade das aplicações e, claro, gerar mais resultados. 

 

Veja todas as dicas no vídeo abaixo!

 

 

CRÉDITOS

Autora

Jessica Chaves é gerente de engenharia senior da Cora. Entusiasta por pessoas, processos e tecnologia, atua há mais de nove anos com desenvolvimento de software, sendo os últimos três anos em posições de liderança em times de tecnologia. Com formação em ciência da computação e MBA em Gestão de pessoas com ênfase em liderança e inovação, está sempre em busca de conhecimento para trazer as melhores práticas de gestão e liderança para seus times e de provocações sobre como podemos criar espaços mais diversos e inclusivos.

Saiba mais no LinkedIn

 

Revisora

Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo

Saiba mais no LinkedIn

 

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.

 

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: