Linha do tempo colaborativa mostra marcos da contribuição de mulheres para a evolução da tecnologia

A história do mundo foi contada pelos homens. Basta lembrar quantas inventoras, artistas ou economistas você conhece.  Mas isso nunca significou que as mulheres não deram importantes contribuições a todos os campos do conhecimento, quer dizer apenas que quem contava História nunca se preocupou em mostrar isso. Muitos conhecem Alan Turing, pioneiro da computação, mas quantos sabem que o primeiro programa da história foi idealizado por uma mulher? Ela atende por Ada Lovelace e é a primeira programadora da história. Agora você pode conhecer mais sobre ela e outras mulheres que a sucederam.

Essa linha do tempo foi organizada pela Programaria, que visa contribuir para que mais meninas e mulheres explorem e aventurem-se nos campos de tecnologia e programação. A Programaria pretende incentivar o debate sobre a desigualdade de gênero nesses campos (e contribuir para sua erradicação!) e promover oportunidades para que as mulheres se iniciem na programação.

Esquecemos de alguém? Contribua com a linha do tempo incluindo nome, data de nascimento e uma descrição nos comentários aí embaixo!


Colaboraram para essa linha do tempo

Celina Uemura, webmaster, Front-End Developer, UX Designer. Experiência de 20 anos na área de web, bacharel em Desenho Industrial com ênfase em Programação Visual. Responsável pelo desenvolvimento de webviews e serviços para aplicativos no UOL.

Laís Semis, graduada em jornalismo e livre-docente em ensinamentos da vida. Seu trabalho pode ser conferido em http://bit.ly/1NMxJ54

Nana Soares, é jornalista e escreve sobre violência contra a mulher e feminismo em seu blog no Estadão. É autora de “Ao Redor – as diferentes violências contra as mulheres” e co-autora da campanha contra o abuso sexual do metrô de São Paulo. Faz parte do podcast Pop Don’t Preach, que discute feminismo e cultura pop.