Confira o passo a passo de um exercício que vai ajudar você a dominar a história da sua vida

Você sabe contar histórias? E, mais importante: você sabe contar a sua história? Esta é uma habilidade essencial, ainda mais em um mundo tomado pela chamada “guerra de narrativas”, onde grupos dominantes buscam se apropriar daquilo que é dito e compartilhado, para disseminar suas crenças e opiniões como verdades.  Mais que isso, porém, saber como desenvolver sua narrativa pessoal ajuda a melhorar sua comunicação, se orgulhar de conquistas e criar mais confiança.

A publicitária Agatha Kim vem usando o contar histórias não apenas do ponto de vista profissional, para contar histórias de marcas, mas, também, como uma ferramenta para as pessoas se comunicarem melhor.

No vídeo abaixo, ela fala sobre a importância de saber contar histórias e, assim, aprofundar questões e dominar aquilo que se tem para dizer para as outras pessoas. A maior parte dele, no entanto, ela dedica a apresentar um passo a passo de um exercício para a construção de uma narrativa pessoal. Você só precisa de um papel em branco (tamanho A3 ou maior) e três canetas de cores diferentes.

Mãos à obra! Vem aprender a dominar a sua própria história, se livrar de histórias pessoais que não servem mais e escrever novos capítulos. 

Exercício Heartbeats

Selecione 3 histórias da sua linha do tempo e conte no tempo presente, gravando em vídeos ou áudios com 2 a 3 minutos por história (ou um pequeno texto — mas te incentivamos a praticar falando sobre sua narrativa, de frente pro espelho, ou mandando um áudio pelo whatsapp para aquela amiga que tá sempre te apoiando). Vá ao canal do Slack da Sprint #mód-1-heartbeats e compartilhe pelo menos uma delas para receber feedback, e também interaja com as histórias de outras mulheres (tá cheio de narrativa incrível!).

 

Agatha Kim

Diretora Executiva de Estratégia Head de Estratégia, Conteúdo e BI na BETC/Havas, onde foi selecionada para o programa global de liderança Havas NextGen. Sua trajetória inclui passagens pelas agências w3haus e JWT; e como profissional de Marketing, passou pela Avon e Diageo. Formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em sócio-psicologia pela FESPSP. Mais recentemente, formou-se no curso executivo de Liderança Criativa da THNK Creative Leadership School, na Holanda.

Redes sociais: LinkedIn