Por Daniela Castilho Schwab

Você já deve ter ouvido a palavra smartphone, não é mesmo? Ela significa telefone inteligente. A ideia inicial desse produto era juntar as funcionalidades de um computador com o as de um telefone celular. O primeiro smartphone foi da Apple, o iPhone, criado em 2007. Hoje existem várias marcas e as principais do mercado são Android, iPhone e Windows Phone.

Mas afinal o que é o Android?

Sabe quando você liga o seu computador e aparece aquela janela falando Windows? Esse é o sistema que dá a base para que você possa acessar seus programas, jogos e até mesmo a internet. Assim como o computador, o celular também precisa de um sistema que auxilie você a acessar seus aplicativos. O Android é um desses possíveis sistemas, encontrado em mais de 90% dos aparelhos no Brasil, segundo a Kantar.

A princípio, o Android foi criado por uma empresa chamada Android Inc., adquirida pelo Google em 2005. Uma das decisões que o Google tomou após assumir a marca foi deixar que a comunidade de desenvolvedores tivesse acesso ao código do sistema. Isso atraiu a atenção de fabricantes de aparelhos celulares que, afetados pelo fenômeno iPhone, viram seus produtos perderem valor no mercado. Essas empresas viram no Android a possibilidade de usá-lo como base, fazendo apenas pequenas customizações do sistema para cada aparelho.

Hoje, o sistema Android foi ampliado, não apenas como suporte para celulares, mas também para tablets, TV, carros e vestíveis (relógios e outros produtos).  Isso faz com que, dentro do Android, exista um mundo de novas possibilidades que se tornam realidade de acordo com as demandas das marcas. Por exemplo, houve a necessidade de que os carros tivessem aplicativos que auxiliassem seus condutores, uma espécie de GPS integrado. A partir daí o Android adaptou-se ao desejo do mercado, criando o Android Auto. O mesmo aconteceu com as televisões inteligentes, que ao precisarem de internet para o uso de aplicativos, também passaram a ter a demanda por um sistema operacional que pudesse gerir isso. Eis o Android TV.

Além de novidades para outros produtos, o Android para celulares se atualiza constantemente, trazendo novos layouts e funcionalidades. Uma das curiosidades sobre esse sistema é que suas diferentes versões ganham nomes de doces, por exemplo, a versão 6 do Android chama-se Marshmallow. Já tivemos também o Android KitKat e, esse ano, foi divulgado o Nougat (versão 7). No escritório da Google, no Vale do Silício, existe um jardim com as representações de cada um desses lançamentos.