A partir da experiência do Grupo Boticário, Beatriz Sanchez explica a metodologia de OKRs, aponta cuidados na hora de utilizá-los e dá dicas de boas práticas na construção desses Objectives and Key Results

 

Você sabia que estudos mostram que quanto mais a gente conhece da estratégia da empresa, maior o resultado que ela consegue atingir com esse nível de alinhamento de todas as equipes? Apesar disso, é bem comum as pessoas colaboradoras não conhecerem a estratégia — cerca de 35% delas. Quando o assunto é entender o porquê dela, a porcentagem é ainda pior: apenas 20%.

 

Esses são alguns dados trazidos por Beatriz Sanchez, gerente sênior de Transformação do Grupo Boticário, para provar a importância da metodologia de OKRs (Objetive and Key Results, algo como “objetivos e resultados-chave”). “Ela traz a democratização do entendimento da estratégia de uma forma muito positiva”, diz.

 

No vídeo a seguir, ela parte da experiência do Grupo Boticário em adotar os OKRs para falar sobre a história e o objetivo dessa metodologia — que foi criada na década de 70. Ela explica qual a importância dos OKRs, quais mudanças foram feitas na empresa para adotá-los e compartilha erros comuns e boas práticas na construção dos OKRs, para ajudar quem busca implementar essa metodologia em sua empresa.  

 

Veja abaixo:

 

 

CRÉDITOS

Autora

Beatriz Sanchez atua há mais de cinco anos na liderança de times de portfólio tech e transformação. Formada na área de computação, já foi programadora e hoje ajuda o Grupo Boticário a alcançar sua estratégia através da transformação, utilizando metodologias e ferramentas. Acredita que o conhecimento da estratégia não deve ter limites de cargos e que a melhor atuação dos times é embasada em objetivos que tenham como centro a pessoa consumidora.

Saiba mais no LinkedIn

 

Revisora

Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo

Saiba mais no LinkedIn

 

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.

 

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: