Filha de músico e artesã, Cristina Cezar Campos nasceu e cresceu em Blumenau, em Santa Catarina. Atualmente, vive em Curitiba, no Paraná, é mãe de três e atua como Engenheira de Testes de Software na Trimble, empresa global de tecnologia e  parceira da PrograMaria no movimento por #MaisDiversidadeNaTecnologia.

Qualidade, persistência, curiosidade, maternidade, estudos e transição de carreira são destaques na vida de Cristina Campos, próxima mentora no #PrograMariaFala, evento que centra na mentoria coletiva por meio da partilha da trajetória de grandes profissionais na tecnologia.

Acontece em 03/03, às 19h, ao vivo pelo canal do Youtube. Com foco em conteúdo técnico em testes e qualidade, além de maternidade e transição de carreira, confira a entrevista que o time de Comunicação da PrograMaria realizou com a profissional! 

Filha de músico e artesã

“Eu cresci numa casa cheia, afinal, meu pai era músico, dono de banda. Eu sempre fui muito fortalecida, segura para me expor e comunicar, nunca tive privações”, conta a profissional de 40 anos que iniciou em 2000 como assistente administrativa na indústria têxtil. 

Nasceu e cresceu em Blumenau, município do estado de Santa Catarina, região sul do país. Compartilhou que foi uma criança estudiosa e teve uma infância simples. “Sempre estudei em escola pública e, quando chegou a época da faculdade, eu tive que pagar para conseguir estudar, ou seja, já comecei a atuar cedo”, explica a profissional, que cursou Administração de Empresas na FURB,  Universidade Regional de Blumenau, e especializou-se em Gestão Estratégica de Negócios na FAE, Faculdade de Blumenau.

Transição de Carreira: de administração de empresas para qualidade de software

“A minha primeira oportunidade como tester aconteceu pela minha facilidade em comunicação e não ter vício no sistema que estava sendo implementado na empresa. A partir dali, dei meus primeiros passos e fui migrando de carreira aos poucos”, conta.  Cristina começou como suporte, depois fez implantação de sistemas relacionados à área da saúde. “Eu fazia de tudo um pouco, mas não tinha formação em TI”, explica. Apesar de possuir tarefas ainda com viés administrativo, desenvolveu suas potencialidades em tecnologia.

De forma gradual, Cristina obteve diversas experiências profissionais em empresas nacionais e internacionais, como suporte técnico, analista administrativa, analista de testes até tornar-se Engenheira de Testes de Software na Trimble.

Impacto da maternidade na trajetória profissional

Cristina é mãe de três crianças e conta que foi dispensada pela empresa em que atuava ao retornar a licença maternidade na segunda gestação. “Eu tive o caminho das pedras para chegar aonde estou hoje”, conta. E acredita que o home office é o modelo ideal para quem tem filhos pequenos, por exemplo. “Um sonho para mim. Lá em 2016, quando eu tive o meu primeiro filho, ninguém falava muito disso. E hoje tornou-se um fator decisivo”, complementa.

O que é ser uma Engenheira de Testes de Software

“Você é um dos instrumentos do teste de qualidade e conhecer o negócio também vai fazer parte do seu trabalho”, afirma. “Eu passei pelo ramo da agricultura, construção civil, ou seja, participei de vários cases e é muito empolgante”. Ser uma pessoa curiosa, detalhista, ter boa comunicação e gostar de interagir com diferentes pessoas são características que a profissional acredita serem essenciais para atuar com Qualidade de Software.

Cristina acredita que para o futuro o profissional de Qualidade de Software precisa ter conhecimentos em programação. “Eu não vejo mais uma carreira em QA sem encostar no código”, finaliza. Buscar certificações abre os horizontes, além de entender a própria estratégia de testes e muita literatura.

PrograMaria Fala com Cristina Cezar Campos

O PrograMaria Fala com Cristina Cezar Campos acontece em 03 de Março de 2022, quinta-feira, às 19h, com transmissão ao vivo no nosso canal do Youtube. Faz parte de uma das ações promovidas em parceria com a Trimble no movimento por #MaisDiversidadeNaTecnologia.

Não perca a oportunidade única de falar com a Cristina Cezar Campos, Engenheira de Testes de Software na Trimble. Envie a sua pergunta e participe ao vivo! Garanta a sua inscrição aqui!

 

CRÉDITOS:

Larissa Vitoriano, Jornalista Tech na PrograMaria

Mestra em Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimédia no Instituto Universitário da Maia, no Porto, Portugal. Experiência em produção de conteúdo para web, pauta e apresentação de televisão, assessoria de imprensa, redes sociais e marketing digital. Mãe de pet da Frida Maria, techlover e que ama as coisas simples da vida.

Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/larissavitoriano/