“Minha avó só conseguiu fazer faculdade com liminar judicial, e só podia fazer os exercícios em frente ao professor, pois ninguém acreditava que conseguiria fazer sozinha”

Conheça Renata Pessoa, Diretora do Hub de Soluções Corporativas na Globo.com, neta da primeira física nuclear do Brasil e mentora da vez no PrograMaria Fala!

 

O PrograMaria Fala desse mês vai ter a honra de receber Renata Pessoa, Diretora do Hub de Soluções Corporativas na Globo.com!

Vamos recebê-la ao vivo para responder às suas perguntas no dia 28/07, às 19h As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link! Você ainda terá a oportunidade de mandar perguntas direto para Renata, além de concorrer a uma mentoria exclusiva com ela, para falar de carreira, jornada, temas técnicos e muito mais!

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE E PARTICIPE!

Renata Pessoa é carioca, extrovertida e de sorriso fácil – e com uma história inspiradora como mulher líder na tecnologia. Formada em Engenharia da Produção pela UFRJ, conta que essa não foi sua primeira escolha:

 

“Fiz 6 meses de engenharia elétrica antes de entender que não era o que eu queria. Na época, foi muito difícil para mim, pois com 20, 21 anos, perder 1 ano para conseguir mudar de curso era a morte. Mas, nossa, que bom que eu fiz escolha!

 

Quem faz uma coisa logo no começo da vida e ama muito, se encontra e acaba fazendo pra sempre é alguém de muita sorte. Somos muito novos quando tomamos essa decisão e não temos todas as informações necessárias. Eu ainda tive sorte de acertar assim, logo na segunda tacada.”

 

Durante a faculdade, teve a oportunidade de trabalhar como Engenheira de Produção em um grande laboratório e em seguida atuou em um banco, como trainee, mas devido a uma reestruturação, acabou pedindo demissão, o que permitiu que realizasse um sonho.

 

“Eu tinha uma prima que morava nos EUA e sempre tive esse sonho de morar lá por um tempo e aperfeiçoar o meu inglês. Quando decidi pedir demissão, meus amigos entraram em pânico – eu era chamada de demissionária implacável! Como que eu estava fazendo aquilo? Me acharam maluca, mas eu entendi que era o meu momento de arriscar. 

 

Cheguei pro meu chefe (que, detalhe, não me conhecia, já que eu tinha acabado de ser colocada no time dele devido à reestruturação), e tentei negociar pra ser mandada embora, assim, conseguiria o dinheiro necessário para a viagem.

E foi assim que consegui passar 4 meses nos Estados Unidos, morando com a minha prima e vivendo do dinheiro da rescisão. Quando voltei, cheguei ao Brasil já empregada em uma consultoria, onde entendi o que realmente gostava: transformar digitalmente os ambientes em que eu estava!”

 

Renata ficou 17 anos na consultoria, foi lá que percebeu que gostava de ver os projetos do início ao fim: e o fim era sempre colocar as coisas em prática. Foi assim que sua carreira foi indo cada vez mais em direção à área de tecnologia.

 

“Na minha jornada na Accenture, desde o dia 01 eu tive contato com tecnologia. Tive de estudar muito, fiz uma academia específica de programação e realizei muitos projetos de grande escala. Isso não acontece mais, mas, em meu primeiro trabalho, ainda como analista, recém-saída da academia de programação, fui responsável por um projeto global em Lima, no Peru! Foi incrível, mas extremamente desafiador. Foi nessa experiência, principalmente, que entendi o quanto gostava de tecnologia e tudo o que ela nos permite.

 

Entender as estratégias, entender como os processos funcionavam, descer pra estrutura e colocar em prática – sempre gostei muito de ver todas as fases do projeto acontecendo e tomando forma e eu sempre trabalhei com essa linha de transformação digital, então era muito gratificante ver o final dos projetos e a facilidade que vinha com ele para todos os envolvidos.

 

É isso que me motiva profissionalmente, sabe?”

 

Foi ainda na Accenture que foi convidada para chefiar o setor de Media e Entretenimento e foi aí o seu primeiro contato com a Globo. Ainda como parte da consultoria, trabalhou em grandes projetos de digitalização da emissora, sendo convidada a integrar a companhia em 2015 como Diretora Corporativa de Integração Digital e Tecnologia. Hoje, como Diretora do Hub de Soluções Corporativas na Globo.com, é responsável pelo processo de transformação digital da Mediatech por dentro.

 

Ao ser perguntada sobre sua jornada como mulher líder em tecnologia, nos contou sobre a importância que as referências tiveram em sua vida:

 

“Minha avó foi a primeira física nuclear do Brasil e isso sempre mexeu muito comigo – ela teve que lutar pra conseguir sua educação, começou o ano 6 meses depois do início do curso pois só conseguiu estudar devido a uma liminar judicial. Ela não podia fazer as tarefas da faculdade em casa: todos os exercícios tinham que ser feitos diretamente na lousa, em frente ao professor, pois ninguém acreditava que conseguiria fazer sozinha.

 

Na minha família, todas as netas se inspiraram no referencial da minha avó. Eu, minhas irmãs e minhas primas todas temos cargos voltados à liderança de alguma forma hoje e é notório que é por causa dela.”

 

Quer ouvir mais sobre essa mulher incrível e ter suas perguntas respondidas por ela, ao vivo?

 

Então inscreva-se gratuitamente para o PrograMaria Fala, que acontece no dia 28/07, às 19h, pelo link abaixo e envie sua pergunta!

 

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE E PARTICIPE!