Transformação digital, inovação e gestão de pessoas com foco na empatia são prioridades na carreira de Lúcia Ishido, que faz parte da diretoria da Avanade e é a primeira mentora do PrograMaria Fala em 2022!

2022 vai contar com grandes nomes nas agendas de eventos da PrograMaria, e a primeira delas é a paranaense Lúcia Ishido, Diretora Sênior de Modern Application Transformation na Avanade, super parceira da PrograMaria no movimento por #MaisDiversidadeNaTecnologia. Nós batemos um papo incrível com ela e trouxemos aqui para que você possa conhecer mais detalhes da trajetória da profissional com quase 30 anos de carreira, que ama conversar com as pessoas do seu time, começou como desenvolvedora e acredita que “delegar é confiar”. Acompanhe o PrograMaria Fala com Lùcia Ishido em 20/01/2022, da 19h às 21h!

Por que escolheu trilhar tecnologia?

“Eu entrei na faculdade aos 16 anos. E pensava: o que eu vou fazer? Sou boa em matemática, logo, vou para exatas! E, na época, pensei em cursar computação pois seria uma boa para o futuro”, conta Lúcia, que passou para cursar Ciência da Computação no Paraná Compartilhou que gostou logo no início de desenvolver algoritmos e percebeu que tinha aptidão para a área.

A primeira oportunidade na área aconteceu numa instituição financeira como desenvolvedora de aplicações para automação bancária. “Aprendi bastante nesta época, mas eu fazia muitas concessões. No sábado, enquanto a maioria se divertia, eu fazia implantações de madrugada. Ali, eu aprendi a trabalhar sob pressão, entender o impacto da tecnologia no negócio e na vida das pessoas, e as consequências  do meu trabalho nesse contexto”, compartilhou Ishido, que na época fazia o deploy/testes dos projetos piloto em campo, ou seja, nas próprias agências bancárias.

O que faz um Diretora de Modern Application Transformation na Avanade?

Lúcia acredita que para você ser um bom líder e entregar boas soluções aos clientes, precisa ser genuinamente interessada em pessoas. E no seu dia a dia de atuação na Avanade, foca em muita interação com o time, clientes e outras áreas; revisão de documentos/propostas e bem estar da equipe. “Em linhas gerais, meu time é responsável pela pré-venda técnica dos projetos de modernização de aplicações, implementação de aplicações customizadas e outros tipos de ofertas/soluções relacionadas à aplicações. Uma das principais atividades é atuar com o time de Sales, em reuniões com clientes  para entender as dores, necessidades e propor soluções além da criação de novas ofertas e atualização das atuais, sempre levando aos clientes o que há de melhor em tecnologia e inovação”, explica Lúcia, que acredita que estar sempre atualizada em relação às necessidades do mercado e atenta às inovações é algo primordial para a sua função. “Eu não faço nada sozinha, tenho profissionais talentosíssimos do meu lado que me ajudam a entender o problema para chegar na melhor solução para o cliente”, conclui.

Paixão por liderar pessoas 

Lúcia começou a sua carreira como desenvolvedora, mas encontrou-se quando percebeu a aptidão nata por gerir pessoas e formar times que trabalham em colaboração. “A tecnologia me proporcionou muitas experiências legais, mas eu descobri que além desse lado técnico, a gente precisa saber lidar com as pessoas, onde delegar é confiar. Todo mundo precisa de um contexto para se engajar na solução do problema, não adianta só pedir para resolver. Além de ter empatia para entender o que a pessoa está passando, tanto no pessoal como no técnico. Gosto muito de ajudar a dar um direcionamento ao profissional”, conta Lúcia, que fez a transição de líder técnica para líder de projetos e pessoas de forma muito natural. “Algo que aprendi a fazer foi parar de querer realizar as tarefas e aprender a delegar mais, o que foi um grande salto para mim na época. Confiar nas pessoas, trazer engajamento e perceber a evolução de cada um no time”, explica. 

Gestão com foco na empatia e conversas

O livro “A coragem de ser imperfeito”, da professora americana Brené Brown, é uma das indicações de leitura de Lúcia, pelo fato da autora afirmar que trazer a vulnerabilidade à tona cria relações corporativas mais fortes. 

Convicta de que a partir de uma liderança focada no bem estar da equipe, a profissional compartilha que tem orgulho de já ter participado da formação de  várias mulheres talentosas em tecnologia, e de alguma forma, ter colaborado no desenvolvimento profissional de cada uma delas. “Ter um estilo de gestão mais voltado à empatia e gostar de ajudar as pessoas, me fez perceber que fiz a diferença. Hoje, muitas mulheres que trabalharam comigo são profissionais de tecnologia diferenciadas. Obviamente pelo mérito delas, pelo talento, mas sinto que ajudei de alguma forma”, finaliza Lúcia.

PrograMaria Fala com Lúcia Ishido

O PrograMariaFala com Lúcia Ishido acontece em 20 de Janeiro de 2022, quinta-feira, às 19h, com transmissão ao vivo no nosso canal do Youtube. Faz parte de uma das ações promovidas em parceria com a Avanade no movimento por #MaisDiversidadeNaTecnologia.

Não perca a oportunidade única de falar com a Lúcia Ishido, Diretora Sênior de Modern Application Transformation na Avanade. Envie a sua pergunta e participe ao vivo! Garanta a sua inscrição aqui!

 

 

 

CRÉDITOS:

Larissa Vitoriano, Jornalista Tech na PrograMaria

Mestra em Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimédia no Instituto Universitário da Maia, no Porto, Portugal. Experiência em produção de conteúdo para web, pauta e apresentação de televisão, assessoria de imprensa, redes sociais e marketing digital. Mãe de pet da Frida Maria, techlover e que ama as coisas simples da vida.

Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/larissavitoriano/