Quantas mulheres cientistas você saberia enumerar de cabeça? Assim como na tecnologia, também há uma disparidade de gênero na ciência. Por isso destacamos essa série linda da designer Rachel Ignotofsky. Ela adora abordar ciência com sua arte. Para o blog da renomada revista Scientific American, ela contou que biologia e anatomia humana foram as matérias favoritas dela na escola. “Eu acho que há uma beleza em ver a mecânica de como o mundo funciona. Eu quero transformar essa informação em algo acessível e divertido de aprender”.

Na série de Mulheres na Ciência, ela ilustrou a vida e obra de cientistas como Marie Curie, Valentina Tereshkova, Patricia Bath, entre outras. Da área da tecnologia, destacamos Grace Hopper, que inventou o compilador, e Hedy Lamarr, que possibilitou a invenção do Wi-Fi. O que começou com uma série, se transformou em um livro! Women in Science traz 50 mulheres que fizeram história na Ciência!  “Acho que a ilustração é uma ferramenta poderosa para transmitir informação e inspirar um pensamento questionador. Eu espero que meninos e meninas vejam essas mulheres e aspirem ser como elas um dia”, ela disse.

Sua intenção com a série não podia ser mais inspiradora: “Eu queria celebrar as conquistas dessas mulheres e espero inspirar curiosidades nas jovens mulheres para que façam perguntas sobre o mundo em que vivem e para que sejam aquelas que encontram as respostas”. Confira algumas ilustrações:

hedy_lamarr

patricia_bath

valentina_tereshkokva

marie_curie

grace_hopper