“Quando trabalhamos em equipe, cada linha de código é uma decisão que tomamos em nome de outra pessoa” 

É com essa frase do líder em engenharia de software Juan Pablo Buriticá que Kete Martins Rufino, tech lead na GuideWire, inicia uma conversa super interessante e cheia de insights sobre feedbacks e processos que são úteis e necessários para garantir a qualidade das decisões técnicas. A ideia é que todo mundo se sinta parte do processo, pertencente e, portanto, responsável pelas decisões tomadas. 

Ao longo do vídeo, que faz parte da Sprint Tech Leads da Programaria, Kete comenta sobre revisão de código (code review) e documentos como RFC (request for comments) e ADR (architectural decision record), que têm sido cada vez mais utilizados pelas empresas para registrar diferentes pontos de vista e importantes decisões arquiteturais. 

Ela traz dicas de boas práticas – tanto para a pessoa autora como revisora dos processos -, indica ferramentas, templates e checklists já usadas no mercado (como pelo Google) e comenta a importância de ter uma boa comunicação durante todos esses processos.

Confira o vídeo completo abaixo!

 

 

CRÉDITOS

Autora

 

Kete Martins Rufino é tech lead na GuideWire. Formada em Sistemas de Informação pelo Prouni, é especialista em desenvolvimento ágil de software. Trabalhando há uns bons anos, já passou por várias etapas do desenvolvimento de software, como backend, frontend, mobile, BI, Reports, devops… e agora está experimentando a área de liderança técnica. 

Ex-integrante do Conselho do Mulheres de Produto, acredita que mulheres podem fazer tudo que quiserem e têm o direito de estarem onde quiserem. Tudo na vida gira em torno de pessoas e a tecnologia é mais uma ferramenta para ajudar todes a viver melhor.

Saiba mais no LinkedIn 

 

Revisora

Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo

Saiba mais no LinkedIn

 

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.

 

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: