Todo mundo conhece alguém que conta boas histórias. São essas pessoas que, geralmente, dominam as conversas ao manter quem está à sua volta interessadíssimo em saber como tudo termina. E é exatamente este efeito desejado de uma boa apresentação ou palestra: reter a atenção da audiência do começo ao fim.  

Pois no vídeo abaixo, a storyteller Laís Grilletti conta como contar boas histórias. Você vai ver que é possível, seguindo um passo a passo muito prático, reunir todos os elementos que compõem uma narrativa envolvente. Começa com a essência daquilo que você pretende dizer; passa por onde você pretende chegar com tudo aquilo; pela inclusão de dados e histórias (relatos dentro do seu relato); por escolher seu “momento de destaque”; por quanto conteúdo colocar em cada slide; em como modular sua voz e muitos outros detalhes que farão a diferença na sua narrativa. Ela também disponibiliza este framework para ajudar a organizar todos os tópicos (baixe o arquivo em formato .pptx).

Exercícios:

  • Tenha à mão lápis, papel e vários post-its (ou pedaços de papéis)

 

Roteiro da Minha Palestra:

  • Estruture sua palestra em post-it conforme a Laís ensinou e compartilhe o esqueleto no canal do Slack #mod2-kitpalestrante

 

Framework da Minha Palestra:

  • Preencha o framework disponibilizado na aula e compartilhe o resultado disponibilizado no canal do Slack #mod2-kitpalestrante

 

Laís Grilletti Storyteller

Especialista em Economia Criativa e Narrativas Estratégicas, acredita que as histórias são o veículo mais poderoso de transformação do mundo. Trabalhando com Estratégia de Marca na Endeavor, Laís contou histórias de uma nova geração de empreendedores e empreendedoras, fundadores e fundadoras de empresas como dr.consulta, Quero Educação, Desinchá, VTEX, Ebanx e Creditas. Nas horas vagas, escreve crônicas e contos infantis, além de ajudar empresas e empreendedores a contarem suas histórias por meio de pitches, roteiros e apresentações.

Redes sociais: LinkedIn