O PrograMaria Fala desse mês recebeu Gisele Pelarim, Gerente de Experiência de Pessoas e líder do pilar de Engajamento & Retenção da Trimble e ela respondeu as perguntas que vocês pelo chat aqui no Blog da PrograMaria!

 

Quer ver o evento completo? Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=tZCjosOtoN4

 

Pergunta da Lisandra Patricia:

O que pode ser diferencial no currículo na hora da seleção? Mamãe buscando recolocação no mercado de trabalho e entrando na área da tecnologia!

Dicas: Use um modelo de currículo pronto, no Canvas por exemplo, tem vários. São modelos visivelmente legais e com as informações necessárias para preenchimento.  

Deixe apenas as informações importantes, não precisa descrever detalhes das suas experiências. Pontos chave dos seus resultados e aprendizados. 

Importante ter os seus dados de contato atualizados, número de telefone ou e-mail e até um número para recados. 

No linkedin use palavras chaves para facilitar a busca por competências.  

 

Pergunta da Rebeca22ish:

O que pode fazer um CV ser excluído do processo logo de cara?

Acontece das pessoas se aplicarem para vagas das quais seus conhecimentos e habilidades não atendem os requisitos. A vaga é de Analista Contábil e exige formação em contabilidade e a pessoa nunca nem trabalhou na área, mas manda o currículo. Isso não adianta. 

Não que vai excluir do processo, mas não é necessário que o currículo tenha foto e caso tenha, cuide para colocar uma foto profissional. Cuide com o excesso de informações, isso pode dificultar a leitura e até confundir o recrutador. 

 

Pergunta da Heluize Caxito:

​Eu fui no banheiro e perdi :::((( o que elas disseram sobre colocar transição de carreira nas redes sociais

É importante avaliar algumas coisas. No linkedin você tem a opção de deixar seu perfil disponível para recrutadores, mostrando que você tem interesse em novas oportunidades. Se isso for ficar público, e você estiver empregado, é respeitoso que haja um alinhamento antes com seu gestor/empresa atual. Seja transparente e demonstre que você se importa com a empresa e com as pessoas, que você quer fazer uma transição de carreira (e isso pode até abrir portas internas) mas que isso não te impede de continuar trabalhando até que outra oportunidade surja. 

 

Pergunta da Erica Fernandes:

​Tbm me sinto confusa qndo perguntam pq qro sair da empresa.O que os recrutadores querem ouvir? Q queremos mto entrar na empresa q ele representa ou pq eu n to satisfeita e estou à procura de mudança?

Provavelmente quer entender porque a pessoa não está satisfeita no emprego atual e com isso validar se a empresa para qual ela está se candidatando atende suas expectativas. Outra coisa que podem avaliar nessa pergunta é o quanto a pessoa se responsabiliza pelas coisas que não estão dando certo e o quanto culpa a empresa, qual o esforço dela para fazer que aquele “relacionamento” funcionário e empresa funcione, etc.   

 

Pergunta da Polli Andrade:

Tem espaço na Trimble p Analista de Comunicação que deseja ter a tecnologia e a metodologia ágil como diferenciais. Ter a oportunidade de trabalhar na união das áreas e ñ fazer transição de carreira?

Eu acredito que sim, a área de marketing trabalha com conceito de metodologia ágil, tem interação com a área de produto, e usa ferramentas de análise de dados, métricas para calcular nível de engajamento e gerar leads para Trimble. Faz sentido para sua carreira?! 

 

Pergunta da Maria Carolina Frota:

​O que fazer quando se espera experiência de um junior?

Deve haver alinhamento entre as partes e saber qual experiência se espera. Como eu comentei antes, talvez a pessoa não tenha trabalhado ainda, mas já testou e se esforçou muito em casa, fez bons trabalhos de faculdade, tem algum conhecimento teórico aplicado e pode ser o suficiente para começar. 

 

Pergunta da Tatiane Evangelista:

​Uma coisa que me desanima um pouco sobre esse lance da carreira em TI é que ainda tem empresas que pedem MUITA experiência. Essa semana vi uma vaga pedindo 3 anos de experiência e era vaga pra JR! ==’

Normalmente vaga de JR não pede-se experiência ou é uma experiência curta, de 6 meses, 1 ano. Mas claro, que vai depender do tipo da vaga, da linguagem, da empresa, entre vários outros requisitos. 

 

Perguta da Anne Mari:

​Gostaria de saber se ela já se sentiu desmotivada e como fez pra recuperar a motivação :c

Várias e várias vezes eu me senti e me sinto desmotivada, desde levantar cedo todos os dias para ir treinar na academia, até ter um dia, uma semana, um mês intensos de trabalho, de acúmulo de atividades do dia a dia da casa, dos estudos, etc; Tem dias que estou mais engajada, animada, tem dias que não estou com vontade de fazer nada. Mas eu luto contra os pensamentos pessimistas, pensamentos que me sabotam, enfrento isso na minha mente e viro o jogo. Levanto e vou treinar e dou um jeito de encontrar ânimo para concluir as atividades… é difícil mas não podemos nos entregar E é normal todos passarmos por isso.  

 

Pergunta da Helô Santos:

​Queridas, estou começando a explorar a área de TI e não faço ideia por onde começar já que a minha área é da saúde. Qual o melhor caminho por onde começar?~

Cursos básicos de programação, metodologias, linguagens …. assim você pode ir aprendendo e descobrindo quais áreas te chamam atenção. 

 

Pergunta da Bianca Cristina

​Gisele, como e a visão da empresa em relação das PCDs atuando ?

Pessoas com Deficiência? Se sim, a visão é positiva, queremos sempre ter práticas, estruturas e condições boas para receber e acolher essas pessoas. Olhar para isso faz parte da nossa estratégia de DEI e atualmente temos um grupo de funcionários PCDs que ajudam a buscar melhorias, sugerir ideias, propostas para que continuamente tenhamos um ambiente inclusivo e propício para todos.  

 

Pergunta da Artemiza Rocha

​Sobre a diversidade , a Trimble tem inclusão?

Sim, a estratégia de DEI é divida nos pilares de Diversidade, Equidade e Inclusão. Trabalhamos com todos essas questões. 

 

Pergunta da Helô Santos

​Eu moro em Lisboa, tenho intenção em entrar na área de TI que creio uma das melhores no país, neste momento. A Trimble atua em Portugal também?

A Trimble está presente em mais de 35 países e tem negócios em mais de 150 países. Atua sim em Portugal, porém não sei dizer se temos um time de desenvolvedores nessa região. Aqui no Brasil temos o time de desenvolvedores apenas para área de transportes. As soluções de agricultura, por exemplo, não são desenvolvidas aqui, e temos apenas atuação comercial. Então as oportunidades em Portugal vão depender das áreas de atuação da Trimble;