Acompanhe como desenvolver um projeto mobile, linha por linha e aprenda a usar esta biblioteca de JavaScript que permite que o código desenvolvido seja convertido para a linguagem nativa do sistema operacional

 

Sonho de pessoas desenvolvedoras, o React Native é uma biblioteca de JavaScript criada pelo Facebook e usada para desenvolver aplicativos para os sistemas Android e IOS. Seu grande diferencial é permitir que todo o código desenvolvido seja convertido para a linguagem nativa do sistema operacional, fazendo com que o código possa ser reaproveitado em até 100% entre as plataformas, reduzindo custo e duração de projetos.

Pois neste Workshop você irá aprender o passo a passo de como fazer um aplicativo mobile usando React Native, um framework open-source criado pelo Facebook em 2015 para construir aplicações mobile. Ele é utilizado por startups como Discord, Instagram, Pinterest e o próprio Facebook [1], e a ferramenta Expo [2]. Para este workshop, usaremos um editor de código online no nosso próprio navegador, chamado Snack Expo [3]).

Este workshop é voltado para mulheres que já têm familiaridade com tecnologia e é esperado que tenham conhecimentos intermediários em JavaScript, para que consigam aproveitar essa aula. Se você não tem experiência com tecnologia e não conhece a linguagem, não vai conseguir acompanhar essa aula. Nossa recomendação é que você pule esse conteúdo. No lugar, dele, leia este artigo que explica O que é React Native.

 

Para o nosso workshop e para visualizarmos melhor o desenvolvimento do projeto, utilizaremos o Snack Expo, um emulador do ambiente React Native com Expo, direto no navegador: https://snack.expo.io/

 

Para isso, você deve primeiro fazer uma conta no link acima, para que seu progresso fique salvo em sua conta. Veja como:

Clique em Log in, no canto superior esquerdo da tela.

Depois, clique em Sign up, logo embaixo da caixa de Log in.

Depois, é só fazer sua conta e começar o projeto, seguindo o passo a passo do nosso Workshop.

Esperamos que vocês gostem e desejamos bons estudos!

 

Sugerimos que você coloque a Qualidade do Video para 1080p para conseguir ver bem a parte do código — é só clicar no ícone de engrenagem, no canto inferior direito, depois em “Qualidade”.

Deixe suas dúvidas e comentários no canal #módulo2-workshop do Slack da Sprint 🙂

__________

[1] Criado pelo Facebook em 2015 sobre a licença MIT, o React Native é um Framework para desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma.

Um Framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.

Baseado no React, framework JS para desenvolvimento web, o React Native possibilita a criação de aplicações móvel multiplataforma (Android e iOS) utilizando apenas Javascript. Porém, diferente de outros frameworks com esta mesma finalidade (Cordova, por exemplo), todo o código desenvolvido com o React Native é convertido para linguagem nativa do sistema operacional, o que torna o app muito mais fluido.

Saiba mais sobre o React Native em: https://pt-br.reactjs.org/

[2] O Expo é uma ferramenta utilizada no desenvolvimento mobile com React Native que permite o fácil acesso às API’s nativas do dispositivo sem precisar instalar qualquer dependência ou alterar código nativo.

Saiba mais sobre o Expo em: https://docs.expo.io/ (documentação apenas em inglês)

[3] O Snack Expo é a forma mais rápida de testar algo simples com expo, pois você não precisa fazer toda a configuração de um ambiente ou instalação dos componentes necessários na sua máquina para que fazer o projeto, além de ter a visualização instantânea do que está sendo feito no código.

 

Referências do artigo:

Referências para estudo:

Ideias de apps para desenvolver: 

CRÉDITOS:

Ana Laura Arezo, Engenheira de Software na Donus  Trabalha com desenvolvimento de sistemas há 10 anos, adora compartilhar conhecimento com as pessoas e aprender novas tecnologias.  https://www.linkedin.com/in/anaarezo/

Cecília de Almeida Soares, Desenvolvedora Back-end na Donus Procura sempre sair da sua zona de conforto para evoluir. Decidiu se mudar do Rio de Janeiro para São Paulo e agora se desafia a expandir sua experiencia como profissional para se tornar full-stack! https://www.linkedin.com/in/cecilia-de-almeida-soares-9aa800a1/

REVISÃO:

Luciana Fleury, jornalista

Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Tem trabalhado com o desenvolvimento de projetos editoriais, produção de conteúdos e edições de textos. É mãe orgulhosa da Gabriela e coleciona globos de neve. Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/

AGRADECIMENTO ESPECIAL À:

Mariana Pezarini, COO da PrograMaria

A Mari é formada em direito pela UEL e entrou no mundo do Marketing e Comunicação desde o fim da faculdade – e foi dali que ela nunca mais saiu. Trabalhou pela AIESEC Costa Rica como Diretora Nacional de Marketing, como Gerente de Marketing na Hand Talk, Especialista de Marketing na Liga Ventures e hoje trabalha para que cada vez mais mulheres tenham seu espaço na tecnologia.

Este conteúdo faz parte da Sprint PrograMaria powered by Z-Tech | Mulheres em Startups.