Ainda não conseguiu a contratação e o desânimo está vencendo? Veja como fazer com que cada processo seletivo sirva de aprimoramento para o próximo

 

Você tem enviado currículos, sem receber a tão esperada ligação para fazer uma entrevista? Ou chegou até a etapa final de um processo seletivo, mas não conseguiu a contratação?

Se está difícil controlar a frustração dessas situações, você precisa mudar a chave e enxergar cada novo processo seletivo como uma grande oportunidade de aprendizado. É o que defende Erika Damasceno, Co-founder na Pappo Consultoria.

Nessa palestra, Erika passa por cada uma das etapas que costumam existir em processos seletivos e apresenta os principais motivos que podem fazer com que você fique no caminho e não consiga a contratação. Mais do que isso, porém, ela apresenta dicas práticas de como você pode aprender com a negativa, identificando o que pode tê-la causado e o que fazer para que isso não se repita.

Ela também deixa claro que ouvir “não” faz parte do jogo. São muitas variáveis e, às vezes, a negativa não tem nada a ver com você. Foi só porque uma outra pessoa candidata apresentou um “extra” e encantou a pessoa contratante. Ou o escopo da vaga mudou durante o processo e o perfil desejado passou a ser outro – algo que não é tão raro de acontecer.

A dica, nesses casos, é manter as portas abertas de maneira que a pessoa recrutadora se lembre de você em uma próxima vez. E Erika diz como fazer isso. 

Ou seja, esta é uma palestra para você assistir agora mesmo – pois te ajuda a se preparar melhor para um processo seletivo – mas, também voltar a ele a cada novo “não”. Assim você reflete sobre o que pode ter ocorrido, identifica como melhorar e pode sacudir a poeira, dar volta por cima e seguir na procura.

CRÉDITOS

Autora Erika Damasceno, Co-founder na Pappo Consultoria É CEO da Pappo Consultoria de Negócios, Atração e Diversidade. Atua há mais de 20 anos em RH e se especializou em Diversidade e Inclusão, implementando diversos programas em diversas empresas. Psicóloga formada pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas em Administração de RH. Possui especialização em Coaching para executivos e é especialista em Change Management, além de outras formações que a aproximam da sua missão que é transformar organizações, trazendo mais diversidade em um ambiente seguro e respeitoso. Redes sociais: https://www.linkedin.com/company/pappo-consultoria-de-pessoas-e-contabilidade 

Revisora Luciana Fleury, jornalista Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Tem trabalhado com o desenvolvimento de projetos editoriais, produção de conteúdos e edições de textos. É mãe orgulhosa da Gabriela e coleciona globos de neve.  Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/ 

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Processos Seletivos em tech.

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: