No evento de estreia, no dia 13/05, quinta-feira, recebemos Viviane Oliveira, diretora de cibersegurança na Avanade no #PrograMariaFala. Ela é mestra em Ciências da Computação e Engenharia de Software pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de Bacharela em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui mais de 25 anos de experiência em gestão de times e pessoas, segurança e já passou por diversos cargos na tecnologia.

Mercado de Cibersegurança

Você sabia? Serviços de segurança cibernética devem movimentar US$ 403 bilhões até 2027, de acordo com estudo a Brandessence Market Research and Consulting (BMRC), que prevê também uma taxa média de crescimento anual composto de 12,5% em 5 anos.

A tendência de crescimento acompanha o aumento do rigor nos padrões e políticas para manter a privacidade e segurança dos dados. Por exemplo, de acordo com o Council of Economic Advisers, as atividades cibernéticas maliciosas custaram à economia dos EUA entre US$ 57 bilhões e US $ 109 bilhões em 2016. Daí a importância de ações e técnicas para proteger sistemas, redes e equipamentos de invasões.

De desenvolvedora à diretora

No decorrer dos 25 anos, ela passou por todos os estágios da consultoria. “Dentro da consultoria você vive um ciclo ali de fato de formação, tem um programa de carreira bem definido, e passei por todos os estágios: consultora, supervisora, gerente, gerente sênior até chegar em diretora. E foi aí que eu recebi o convite da Avanade e fiz a migração, em 2021”, explica.

“Eu comecei a trabalhar ainda no colégio técnico, em 1996, ou seja, são 25 anos já. Atuei numa empresa de software educativo. A gente desenvolvia produtos de prateleira e também software para a editora Ática, que na época, eram distribuídos junto com os livrinhos. Eu desenvolvia esses jogos para as crianças fixarem o conteúdo de diferentes disciplinas“, conta Viviane.

O evento contou com duas horas de duração e recebeu uma série de comentários e interações. Foi uma estreia significativa, onde o tema Cibersegurança foi difundido por duas perspectivas: a técnica, ou seja, mais acadêmica, e a prática, sobretudo, como é a atuação no mercado de trabalho.

Confira o evento na íntegra!