Confira sete dicas para enfrentar case interview e testes técnicos de processos seletivos em TI.

 

Para a grande maioria das pessoas, participar de um processo seletivo não é uma tarefa simples e esse momento pode ser bastante desafiador!

É aquele frio na barriga, que vem acompanhado de muitas inseguranças e dúvidas do tipo: quais serão as perguntas feitas? o que falar caso perguntem sobre as minhas experiências anteriores? será que vão aplicar um teste técnico? será que vou precisar apresentar algo na frente de outras pessoas? 

Se você se identificou, fique tranquila: sentir ansiedade antes e durante um processo de seleção é perfeitamente normal. A pressão de uma avaliação não é confortável para ninguém, e lidar com o medo de falhar em uma avaliação técnica não é nada fácil.

Aqui, no Itaú Unibanco, temos diversos formatos para condução de processos seletivos, que variam bastante, dependendo de cada área e de quais são as principais habilidades buscadas para cada oportunidade. No entanto, independentemente da vaga, sempre levamos em consideração nossos valores, a agilidade dos nossos processos e a melhor experiência para a pessoa que se candidata, que podem incluir painéis, case interviews e etapas de conversas, além dos testes técnicos.

Para te ajudar nas etapas de case interview e testes técnicos, listo algumas dicas valiosas que você pode colocar em prática: 

 

  1. Se prepare! Pesquise sobre a empresa e a oportunidade, releia o anúncio e escopo da vaga e tente traçar o perfil esperado para aquela posição. Com certeza, você terá mais insumos para estruturar seu case.
  2. Muita atenção aos requisitos técnicos exigidos. Estude sobre eles. Pesquise, reveja os conceitos e mesmo que não conheça algo, tente entender do que se trata. Não tenha vergonha de não saber: o importante é mostrar que você procurou entender sobre o assunto.
  3. Pergunte! Tire suas dúvidas e tenha certeza de ter compreendido o desafio proposto. 
  4. Foque no que de fato está sendo pedido. Construa uma linha lógica de raciocínio e passe isso de forma compreensível na avaliação. Muitas vezes, queremos enfeitar demais a resposta e esquecemos de apresentar o que realmente está sendo solicitado. 
  5. Se tiver que apresentar algo, se expresse de forma clara e concisa, explicitando a linha de raciocínio que te levou até determinada conclusão.
  6. Não desista facilmente! Mesmo que esteja difícil, tente fazer o que for possível com empenho, e mostre vontade! No Itaú Unibanco, por exemplo, temos uma cultura interna de autonomia e tolerância a erros, e entendemos que tentar faz parte do processo, assim como falhar, aprender com os erros e corrigi-los! 
  7. Por último, mostre sempre abertura para trocas e opiniões diferentes das suas. Duas cabeças sempre pensam mais que uma. No Itaú Unibanco, temos muito claro que sempre aprendemos uns com os outros, independentemente da situação. 

 

Vale reforçar que não há receita de bolo. Cada processo seletivo é diferente e não existe nenhum padrão preestabelecido que levará você a conquistar aquela tão sonhada vaga. No entanto, existem sim, ações e cuidados que poderão ser adotados para alavancar seu desempenho durante esses momentos de avaliação. Por isso, reconheça honestamente aquilo que você sabe e quais são as suas limitações. No Itaú Unibanco, seus conhecimentos atuais são levados em consideração, mas também o seu potencial de crescimento!

 

CRÉDITOS

Autora Tiffany Delneri Pourteymour, Talent Acquisition no Itaú Tiffany é formada em Administração pelo Mackenzie e pós-graduada em Liderança e Inovação pela FGV. Atualmente atua na área de Seleção no Banco Itaú com foco em Tecnologia. https://br.linkedin.com/in/tiffanydelneri

Revisora Luciana Fleury, jornalista Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Tem trabalhado com o desenvolvimento de projetos editoriais, produção de conteúdos e edições de textos. É mãe orgulhosa da Gabriela e coleciona globos de neve.  Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Processos Seletivos em tech.

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: