Como fazer seu perfil se destacar aos olhos do recrutamento das empresas. Dicas práticas para preparar seu currículo, perfil do LinkedIn e portfólio.

 

Já há um bom tempo que os processos seletivos das empresas têm se modernizado. O departamento de Recursos Humanos das empresas tem sentido cada vez mais a necessidade de acompanhar as novas tendências, recursos e métricas que vão medir o sucesso dos processos e atrair cada vez mais pessoas talentosas. 

Da mesma forma, quem quer se destacar nesses processos seletivos e ser recrutada pela empresa dos sonhos tem que acompanhar essas tendências e usá-las como recurso para impulsionar seu perfil profissional.

Como parte do meu compromisso pessoal em empoderar mulheres na área de tecnologia, compartilho aqui algumas respostas e dicas simples que vão ajudar o seu currículo, perfil do LinkedIn ou portfólio se destacarem aos olhos das pessoas de recrutamento.

Tenho que ter LinkedIn?

Com certeza. LinkedIn é uma das principais plataformas para busca de emprego no Brasil e oferece recursos altamente automatizados para quem recruta. Ou seja, é onde todas – se não a maioria das pessoas de recrutamento – estarão procurando talentos. 

Estou iniciando ou mudando de carreira e não tenho ideia de como começar meu perfil no LinkedIn. O que eu faço?

Fique tranquila. Eu já passei por isso também. O que mais me ajudou foi buscar o perfil de pessoas que eu admirava e que ocupavam o cargo que eu almejava, para me inspirar. A minha dica aqui é: encontre alguns perfis que sejam boas referências para você. Analise as expressões que essas pessoas usam para descrever suas atividades e seu perfil de atuação, veja quais cursos elas frequentaram e quais skills elas têm. Veja quais dessas expressões têm um bom match com as atividades que você já fez, com os temas que você estudou, com os projetos voluntários que você desenvolveu e use essas expressões e palavras-chaves para escrever seu perfil. 

 

O que não pode faltar no meu perfil do LinkedIn?

Uma breve descrição sobre você, descrição completa das suas atividades e palavras-chaves. PALAVRAS-CHAVES são extremamente importantes. Pense um minuto com a mente de quem está recrutando. “Você tem uma base com milhões de pessoas cadastradas. Como você encontra a pessoa certa para a vaga que você tem? Usando as palavras-chaves certas na busca.”

Fale-me mais sobre PALAVRAS-CHAVES…

Um recurso muito comum usado na busca por perfis é a busca booleana.  A busca booleana é um tipo de pesquisa que utiliza os operadores AND, OR e NOT na combinação de duas ou mais palavras-chaves para adição, alternância ou negação entre os termos. Ou seja, se quisermos encontrar alguém que tenha conhecimentos de HTML ou PHP, também, experiência com metodologias ágeis, poderíamos usar uma busca como essa string:

 

(HTML OR PHP) AND (“metodologias ágeis” OR scrum OR kanban)

 

Ou seja, pequenos detalhes, como um certificado de scrum ou a menção de ter trabalhado com metodologia ágil, destacados em algum local do seu perfil, podem fazer uma superdiferença no momento de seu perfil ser encontrado.

 

Como selecionar a melhor palavra-chave?

Pense tanto nas palavras que carreguem tanto o significado mais abrangente quanto o mais específico do que você está colocando no seu perfil. Por exemplo:

Se você tem experiência com React.JS, vale a pena colocar o termo mais abrangente, que é JavaScript e o termo mais específico, que é React.JS ou só React. 

Se você tem experiência com dados, use palavras-chaves que sejam abrangentes na descrição da sua atividade como “data analytics” ou “data scientist”, mas também palavras-chaves que sejam específicas e descrevam as atividades nas quais você se envolveu como “mineração de dados”, “desenvolvimento de modelos preditivos”, “visualização de dados”, “testes A/B”.

Quanto mais palavras-chaves corretas e relevantes você usar, maior a chance do seu perfil ser encontrado.

 

O que mais pode chamar a atenção no meu perfil do LinkedIn?

Links ou imagens de projetos realizados. Principalmente quando a posição é bem “mão na massa”, links dos sites e apps já construídos e projetos desenvolvidos fazem o seu perfil se destacar visualmente, à primeira vista, e tecnicamente, quando investigado com maior profundidade.

 

Vale a pena ter perfil no GitHub?

Com certeza. Além de ser a principal plataforma de hospedagem de códigos e projetos, essencial para o aprendizado e para a contribuição opensource, o GitHub também tem sido cada vez mais utilizado por pessoas recrutadoras que procuram profissionais da área de tecnologia em funções mais específicas. Tem um portfólio legal? Tem que estar no Github! Está estudando ainda? Comece seus projetos no GitHub, tenha a ajuda de mais pessoas e comece a ampliar seu portfólio. 

 

O que mais eu posso fazer para aumentar minhas chances de ser recrutade?

Quem não é viste não é lembrade. Esteja nos principais eventos e meet ups (todos online agora), descubra quem são as mulheres referências na sua área, faça conexão com elas e chame para um café virtual. Muitas delas se dispõem a mentorar outras mulheres que estão buscando entrar em uma carreira em tecnologia. Além de receber ajuda de quem já passou pelo que você está vivendo(e provavelmente tem muitas dicas que podem te ajudar), essa pode ser uma boa forma de ser lembrada quando as empresas pedem, aos seus colaboradores, referências ou indicações. 

Descubra quem são as pessoas de recrutamento das empresas nas quais você quer trabalhar, tenha todas adicionadas no seu LinkedIn, principalmente Tech Recruiters. Você vai aparecer como first connection para elas, na hora que elas estiverem fazendo buscas. Além disso, você vai acompanhar as vagas que elas postarem e ganhar agilidade na hora de se candidatar.

 

E se eu não tenho todos os requisitos da vaga? Vale a pena me candidatar mesmo assim?

COM TODA CERTEZA. Repete uma coisa comigo: “Eu vou me candidatar para todas as vagas, me dedicar a algumas delas e escolher apenas uma”. 

Uma pesquisa feita e publicada pela Hewlett Packard diz que as mulheres só se candidatam para vagas quando elas julgam que têm 100% dos pré-requisitos, enquanto os homens se candidatam quando eles veem que têm ao menos 60% dos requisitos. Quer aumentar suas chances? Não pense duas vezes ao se candidatar para a vaga que você quer.

Foi chamada para avançar no processo seletivo? Fique atenta. Processos seletivos levam tempo e exigem dedicação. Garanta que você está colocando energia no processo seletivo certo, nos testes e entrevistas da empresa que tem mais a ver com você, da empresa que seria um local saudável para se trabalhar, da empresa cujos valores mais importam para você.

Passou no processo seletivo? Não aceite a primeira opção se não for a que você realmente quer. Escolha a dedo o local em que você vai trabalhar e as pessoas com as quais você vai compartilhar 8 horas do seu dia. 

 

EXERCÍCIO:

HORA DE COLOCAR EM PRÁTICA

Usando as dicas acima, atualize seu perfil do LinkedIn e compartilhe no canal #mód-1-LinkedIn no Discord, pedindo contribuições para outres participantes de expressões ou palavras-chaves que poderiam otimizar o seu perfil. Com certeza, esse será um bom exercício para aprimorar a escrita do currículo tanto para você quanto para elas! 

CRÉDITOS

Autora Mayra Berto Massuda, Head of HR na RebelMouse É atualmente a Head de Recursos Humanos na RebelMouse. Com Doutorado em Educação Especial pela UFSCar e Estudos de Mulheres e Gênero, pela Universidad de Granada (Espanha), é comprometida com o despertar desenvolvimento do potencial humano, com o fortalecimento da cultura organizacional e com empoderamento de mulheres em tecnologia.  https://www.linkedin.com/in/mayramassuda/

Revisora Luciana Fleury, jornalista Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Tem trabalhado com o desenvolvimento de projetos editoriais, produção de conteúdos e edições de textos. É mãe orgulhosa da Gabriela e coleciona globos de neve.  Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Processos Seletivos em tech.

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: