Confira dicas para deixar uma impressão positiva na entrevista com o RH

 

“Olá, recebemos sua candidatura e gostaríamos de agendar uma entrevista com o RH para você”. Por mais que este momento seja esperado, é comum bater um nervosismo quando chega um e-mail desse tipo. Então, o melhor a fazer é se preparar. Assim, é possível receber essa notícia de braços abertos e agarrar a oportunidade!

Confira, nesse artigo, algumas dicas importantes para te ajudar a manter a calma e arrasar no seu processo de entrevista com a área de Recursos Humanos.

  1. Treinar é uma boa forma de se preparar
    Estude seu currículo e faça uma simulação do processo de entrevista. Pesquise na internet as perguntas que mais são feitas durante essa etapa e treine seu discurso. Pode ser na frente do espelho ou com a ajuda de alguém.
  2. Conheça a empresa e o mercado de Tecnologia
    Busque na internet informações sobre a empresa para a qual está se candidatando, fique por dentro de seus produtos e serviços e, também, dos valores que a empresa defende; isso ajuda você entender a cultura organizacional. É importante escolher uma oportunidade que esteja de acordo com as suas expectativas e valores pessoais e profissionais.
    Informe-se, também, sobre o mercado de Tecnologia, esteja a par das tendências desse mercado e conte com dados atualizados sobre o que acontece no mundo Tech.
  3. Analise a descrição da vaga
    Analise a descrição da vaga atentamente para entender quais requisitos estão aderentes aos seus conhecimentos e suas características pessoais e profissionais. Procure focar nesses pontos durante sua entrevista e trazer exemplos/experiências que você já teve, preferencialmente ligados aos requisitos da vaga ou informações que você já teve acesso pelos recrutadores.
    Lembre-se: os requisitos desejáveis são realmente apenas desejáveis. Ou seja, desejável inglês fluente é totalmente diferente de obrigatório inglês fluente. Por isso, estando aderente aos requisitos obrigatórios para candidatura, inscreva-se! E, claro, destaque todos os requisitos desejáveis que também atender.
  4. Testes fazem parte do processo
    Não tenha medo dos testes técnicos e comportamentais que podem ocorrer durante a entrevista, ok!?
    Se prepare para esse momento inevitável. São os testes que irão mostrar, para pessoa que está recrutando, seu nível de conhecimento e o real potencial para sua atuação na empresa. Um ponto muito importante: em caso de dúvidas sobre as instruções do teste, pergunte. Só com segurança você vai conseguir um bom desempenho.
    Dê seu melhor, mas sem deixar de ser você, sem querer criar um “personagem” para passar na entrevista. Afinal, seu desejo é trabalhar em uma empresa que esteja aderente às suas reais características e valores, certo?
  5. Prepare-se para falar de você
    Relembre suas características e habilidades mais importantes e possíveis pontos de melhorias e aprimoramentos. Resgate feedbacks que recebeu nos últimos anos, até aqueles mais duros!

    Pense em respostas para as seguintes perguntas:

    • Qual sua pretensão salarial?
    • O que te chamou atenção em nossa empresa e nessa oportunidade de emprego?
    • Quais seus objetivos profissionais?
    • Onde você se imagina daqui a cinco anos?
    • O que te motiva e desmotiva em uma empresa/time?
    • Qual foi sua maior contribuição no último projeto que atuou?
  6. No dia da entrevista

    • Se conecte ou chegue com alguma antecedência para sua entrevista. Afinal você não quer passar uma imagem errada sobre você, certo?
    • No caso de uma entrevista realizada de forma remota, prepare o local: de preferência que seja um ambiente tranquilo e sem interrupções, para que você não se distraia e perca sua concentração
    • Mantenha foco em seu processo. Lembre-se que o produto que você está vendendo é VOCÊ!
    • Fale com segurança sobre as atividades e resultados que atingiu durante sua carreira, destaque os acontecimentos mais importantes e relevantes, resultados, conquistas e projetos implementados
    • Caso você sinta MUITO nervosismo, informe isso à pessoa que está te entrevistando. Lembre-se que ela também tem interesse que você consiga mostrar todo seu potencial e, sabendo disso, pode seguir uma estratégia que te ajude a manter a calma para seguir na entrevista.
    • Traga, em seus exemplos, comportamentos que te ajudaram a atingir os objetivos
    • Fale abertamente sobre o motivo pelo qual está buscando uma nova oportunidade de trabalho
    • Tenha a sinceridade e honestidade como regra, elas que trarão a você o emprego almejado.
    • Já ouviu aquele ditado: “mentira tem perna curta”? De uma forma ou de outra, as mentiras sempre vêm à tona, então para evitar situações difíceis no futuro, opte pela franqueza em suas respostas. E não evite demonstrar seus pontos que ainda precisam ser aprimorados, o que, aliás, todo mundo tem.
  7. Faça perguntas à pessoa que está realizando a entrevista
    Esse é um tópico importante para não esquecer em seu processo: não tenha receio de fazer perguntas para saber mais sobre o futuro que te aguarda caso passe no processo seletivo.
    Fazer perguntas sobre a empresa, sobre o negócio, grupo de trabalho e vaga, te ajudarão a entender se aquela oportunidade faz sentido para o que você está buscando.
    Tenha em mente que não se trata apenas de uma oferta de emprego, mas a busca por sua realização profissional. A empresa escolhe quem ela quer que trabalhe para ela, mas você também deve escolher para quem quer trabalhar.
  8. O corpo fala
    Você sabia que levamos apenas meio segundo para formar a primeira impressão sobre alguém? Nossa linguagem corporal diz mais do que nossas próprias palavras. É preciso, então, ter atenção para que sua linguagem corporal passe a mensagem que você deseja e esteja de acordo com seu discurso. Aproveite o seu “meio segundo” para criar uma conexão com a pessoa que está realizando a entrevista e deixar sua marca.

Espero que essas dicas possam ajudar você a arrasar em seus processos e conquistar a vaga tão desejada! Good Luck! 😊

 

REFERÊNCIAS

CATHO. Quais são as perguntas mais frequentes nas entrevistas? https://www.catho.com.br/ajuda/candidatos/dicas-para-entrevista/quais-sao-as-perguntas-mais-frequentes-nas-entrevistas/150/?gclid=Cj0KCQjwwLKFBhDPARIsAPzPi-ITPX3lXort9eVAbOBExA73IYdZZNILyKj8B2fUYesDBslaUIpj3wMaAsrGEALw_wcB

VALOR INVESTE. Mercado de tecnologia tem aumento de 310% de vagas em 2020. https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2021/01/10/mercado-de-tecnologia-tem-aumento-de-310percent-de-vagas-em-2020.ghtml

RICARDO, Luiz. Um guia prático para passar em entrevistas para desenvolvedor de software. http://luizricardo.org/2015/03/um-guia-pratico-para-passar-em-entrevistas-para-desenvolvedor-de-software/

EXAME 2015. Não saia da entrevista de emprego sem fazer estas perguntas. https://exame.com/carreira/nao-saia-da-entrevista-de-emprego-sem-fazer-estas-perguntas/

TED TALK 2012. Sua linguagem corporal molda quem você é. https://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_may_shape_who_you_are?language=en

CRÉDITOS Autora Bruna Nascimento, Tech Recruiter na RDI Software É Tech Recruiter na RDI Software, que suporta o processo de seleção e contratação dos melhores Talentos da área de Tecnologia, proporcionando sempre uma experiência incrível para todxs. https://www.linkedin.com/in/bruna-ferreira-nascimento-55815a3b/

Revisora Luciana Fleury, jornalista Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Tem trabalhado com o desenvolvimento de projetos editoriais, produção de conteúdos e edições de textos. É mãe orgulhosa da Gabriela e coleciona globos de neve.  Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Processos Seletivos em tech.

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: