Dicas práticas para você encontrar a vaga que deseja, na empresa em que sonha trabalhar

 

Este artigo traz algumas dicas de como encontrar ofertas de emprego na área de Tecnologia de forma rápida e fácil; sem perder tempo ou ter que enviar centenas de currículos para vagas aleatórias e não receber nem ao menos um retorno se a sua candidatura foi ou não recebida.

Portanto, se você não consegue encontrar um emprego ou está apenas começando a procurar, está no lugar certo.

Minha primeira dica é: use sua rede particular. Isso mesmo que você leu, sua rede particular, ou o famoso termo em inglês, sua network. 

Quando digo rede particular, estou falando de pessoas conhecidas, amigas, amigos, ex-colegas de trabalho e familiares.

As pessoas precisam saber que você está à procura de um emprego. Ninguém conseguirá ajudar, se você não disser isso aos quatro ventos!

Acione a sua rede particular: aproxime-se dessas pessoas e pergunte se a empresa em que trabalham está com vagas abertas. Explique por que você tem esse interesse e peça o caminho das pedras para entrar em contato com a empresa. O resto…bom, o resto é uma boa conversa.

E, se dessa boa conversa, você conseguir que te apresentem diretamente para a empresa, um bom caminho já foi percorrido. É muito, mas muito melhor, em termos de chances de uma futura contratação, que te apresentem, em comparação a você se apresentar. Isso torna o processo mais rápido e eficaz.

Mas você pode estar pensando: “Não gosto desse tipo de interação, me sentirei em dívida de algo para alguém”. OK, sem problemas, continua aqui comigo que vou te dar mais dicas!

Minha segunda dica é: vá à caça! Tal qual um caçador persegue sua presa, persiga as empresas (de uma maneira saudável, ok? rs) para as quais você acredita que conseguirá contribuir e nas quais ficará feliz em trabalhar.

Invista um tempinho pesquisando sobre empresas que se encaixam na sua perspectiva de carreira, e comece a fazer contato por e-mail ou pelas seções “trabalhe conosco”, disponíveis em grande parte dos sites.

E agora vai um alerta precioso: quando você se candidatar a um emprego, seja usando o método A, B ou C, é de grande importância a forma como você vai se apresentar. Dizer simplesmente para as empresas “Oi, meu nome é ABC e eu preciso de um emprego” não é lá muito atrativo, na perspectiva de quem está recrutando. Você precisa demonstrar o que a empresa ganhará com sua contratação. Deixe claro o que você está procurando e porque deseja trabalhar naquela empresa. 

Minha terceira e última dica (e é a que eu mais gosto), e que nos últimos anos tem se tornado tendência tanto nas buscas de vagas de empregos como na procura das empresas por candidatos: use o LinkedIn!

“Ah, mas eu não tenho muitas conexões lá, minha rede é pequena, etc etc etc”. Não tem problema! O principal objetivo do LinkedIn é conectar pessoas, e isso funciona exponencialmente rápido dentro dessa plataforma. 

Resumidamente: você vai usar seu LinkedIn para pesquisar por vagas de emprego, seja por palavras-chave, localização etc. De acordo com o retorno da sua busca, você vai se inscrever diretamente pela plataforma, eliminando aquele tempo de procura que eu mencionei na dica 2, precisando acessar, um a um, o site de cada empresa e entrar em contato. No LinkedIn, você simplesmente encontra vaga, verifica se está dentro do que procura e clica em um botão para aplicar sua candidatura. Pronto! 

Você pode fazer isso em uma grande quantidade de vagas e agendar entrevistas com uma rapidez incrível.

Não se limite apenas ao LinkedIn, combinado? Existem outras plataformas, tanto pagas como gratuitas, que podem te auxiliar a encontrar uma nova colocação no mercado. Mas, sem dúvidas, o LinkedIn, neste quesito, é um grande aliado.

Dica extra: depois de seguir essas dicas, eu espero realmente que você tenha conseguido ao menos, o agendamento de algumas entrevistas.

Então, vamos lá, entrevista agendada: Prepare-se!

Em uma busca rápida na internet, com certeza você vai achar algumas perguntas padrão que são realizadas durante uma entrevista. Saiba como respondê-las. Treine, se preciso, na frente do espelho.

E sempre agradeça! 

Sim, independente do resultado da sua entrevista, sempre finalize-a agradecendo, seja oralmente ou depois, por meio de um e-mail, a oportunidade de conversar com a empresa. Isso vai reafirmar seu real interesse na vaga, além de demonstrar respeito e valorizar o tempo que a pessoa que te entrevistou dedicou a você.

Vale reforçar: nem sempre conseguimos tudo que almejamos no tempo que definimos! Se ainda não chegou a sua hora, não desista ou desanime. Continue tentando aprimorar suas habilidades técnicas e pessoais, vá alimentando sua rede particular e continue com as buscas. A sua hora certamente irá chegar.

 

REFERÊNCIAS

CODEGLIA, Ana. Como procurar emprego: 11 dicas para conseguir um bom trabalho: Conheça as melhores estratégias para ser contratado. [S. l.], 2021. Disponível em: https://blog.hotmart.com/pt-br/como-procurar-emprego/. Acesso em: 21 maio 2021.

GRANATO, Luisa. Este é o manual para conseguir um emprego usando o LinkedIn: Você sabia que, em média, um profissional é contratado pelo LinkedIn a cada sete segundos? Confira as dicas para fazer parte dessa estatística. [S. l.], 2020. Disponível em: https://exame.com/carreira/este-e-o-manual-para-conseguir-um-emprego-usando-o-linkedin/. Acesso em: 21 maio 2021.

LINKEDIN JOB SEARCH TIPS 2021 | How to Find a Job Using LinkedIn: You are probably doing at least part of your job search on LinkedIn. You are using LinkedIn job search, but there are more ways to find a job on LinkedIn than most job seekers use – but that is about to change! [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tQgfnqZ7S4s. Acesso em: 21 maio 2021.

 

CRÉDITOS

Autora Ariane Medeiros, Engenheira de Qualidade de Sistemas É Engenheira de Qualidade de Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na área de Tecnologia com vasta participações em projetos de grandes empresas nacionais e internacionais de grande destaque no mercado. https://www.linkedin.com/in/ariane-medeiros/

Revisora Luciana Fleury, jornalista Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Tem trabalhado com o desenvolvimento de projetos editoriais, produção de conteúdos e edições de textos. É mãe orgulhosa da Gabriela e coleciona globos de neve.  Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Processos Seletivos em tech.

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: