O PrograMariaEncontros reuniu várias profissionais dos times de tecnologia da Globo e discutiu sobre toda a infraestrutura do GloboPlay, sistema de votação do BBB, equidade de gênero e muito mais! 

O presente está sendo escrito em linhas de código. Mas já parou pra pensar em quem são as pessoas que estão escrevendo essas linhas? Queremos mais diversidade na tecnologia para garantir que o presente seja bom para todes.

Por que mais diversidade na tecnologia?

Até 2024, a demanda por profissionais em TI somará mais de 420 mil. Precisamos atrair, reter e desenvolver talentos diversos no mercado de tecnologia para fechar essa conta. Trazer mais mulheres, pessoas negras, periféricas, trans, LGBTQIA+, com deficiência, entre outras pluralidades, além de endereçar a falta de mão de obra, é fundamental para que as soluções tecnológicas sejam produzidas por grupos diversos. Com isso, ganha todo mundo, uma vez que olhares e experiências múltiplos garantem maior variedade de soluções para atender necessidades diferentes.

41% das mulheres que trabalham com tecnologia acabam deixando a área, em comparação com apeas 17% dos homens. (Fonte: NCWIT/2016).

Apenas cerca de 15% das matrículas em cursos relacionados à programação são de mulheres. (Fonte: INEP/MEC)

Empresas com diversidade de gênero têm 21% mais chances de serem bem-sucesidas financeiramente. (Fonte: MCKINSEY/2017)

Mulheres são apenas 17% da força de trabalho no mercado brasileiro de TI (Fonte: PNAD)

Estima-se que nos estados unidos apenas 2% da força de trabalho em todo universo da ciência e engenharia seja de mulheres negras (Fonte: Report PretaLAB 2018)

Por conta de números como esses que, ao longo do ano, PrograMaria e Globo irão promover ações com o objetivo de incentivar e fortalecer a participação de grupos minorizados na tecnologia!

Assista à primeira iniciativa: #PrograMariaEncontros sobre As Tecnologias por trás do BBB

 

Agenda:

00:00 – Abertura PrograMaria
00:13:13 – Boas-vindas Globo, com Kellen Julio, gerente de Diversidade e Inclusão na Globo https://www.linkedin.com/in/kellen-ju…
00:27:16 – Infraestrutura de encoding do Live Streaming para o BBB21, com Joyce Mesquita, Product Owner – Globo https://www.linkedin.com/in/joyce-mes… e Rachel Muniz, Product Owner na Globo www.linkedin.com/in/rachel-muniz-3942a753
00:57:25 – Como é a arquitetura de entrega do streaming ao vivo do BBB para Globoplay, com Ana Carolina Castro, Desenvolvedora – Globo https://www.linkedin.com/in/anacaroli…, Lenise Rodrigues, Desenvolvedora – Globo https://www.instagram.com/leniserodri… e Stephanie Cardoso, Desenvolvedora – Globo https://www.linkedin.com/in/stephanie…
01:26:46 – CDN Globo: Dando uma espiadinha em como o conteúdo chega até você, com Flávia Santo, Product Owner Sr. – Globo https://www.linkedin.com/in/flavia-sa…
01:56:09 – Perguntas e Respostas
02:03:50 – Encerramento, sorteio e recados finais

Interpretação de Libras: @luana_manini e @cunhameire

Conheça aqui as outras iniciativas entre a PrograMaria e a Globo que vão acontecer em 2021!