Falando internetês: o que é programação web?

Usamos as linguagens de programação para nos comunicar com os computadores. Ou seja, da mesma maneira que estudamos o inglês para falar com pessoas de outros países, temos que aprender a língua dos computadores se quisermos que as máquinas respondam aos nossos comandos. E programar é justamente se comunicar nesta outra língua, que o computador consegue interpretar e devolver um resultado ao usuário.

Mas então o que é um website?
É um conjunto de páginas web de hypertextos acessíveis, que foram escritos usando alguma linguagem computacional. Nesta série de posts produzida com o conteúdo do Curso EuProgramo vamos explicar as três principais linguagens web. Elas normalmente são usadas de forma conjunta, pois cada uma tem uma função muito específica dentro da internet:

HTML: determina a estrutura dos elementos. Funciona como se fosse o texto da página.
CSS: define a aparência do website, cores, formas, bordas, fontes, etc. É o que dá o estilo, deixando o site mais bonito e atraente.
JavaScript: responsável pelas interações e por como os elementos irão se comportar dentro da página.

Editor de código
Antes de entrarmos na explicação das linguagens em si, temos que falar um pouco sobre o editor de código. Funciona mais ou menos assim: da mesma forma que usamos o Word para escrever um texto ou o Excel para criar uma planilha, quando programamos precisamos de um software específico que recebe esse nome bonito: editor de código. O editor de código funciona como se fosse um editor de texto comum, mas ele oferece algumas facilidades considerando a linguagem em que o código está sendo escrito: cores que destacam partes, indentação e atalhos automatizados. É por meio deles que geramos as páginas web, que por sua vez são salvas nos servidores de hospedagem. Quando alguém digita a URL de um site no navegador, ocorre uma requisição para o servidor que guarda as informações daquele site específico. O servidor devolve o código das páginas, escrito por nós, desenvolvedoras, e o navegador traduz e exibe essas informações para o usuário. Conhecemos esse mecanismo no texto A Internet e seus conceitos básicos.

Há muitos editores de código no mercado e a escolha depende de cada programadora. Um dos que indicamos é o Atom, pois é gratuito e desenvolvido pela equipe do GitHub, que são ativistas da internet opensource. E nós amamos esse tipo de iniciativa democrática, não é mesmo?

Pausa para falar um pouco sobre a internet opensource (ou, em português, código aberto). Nada mais é do que a programação baseada na partilha e na melhoria colaborativa do código fonte do software. Para saber mais, acesse esse site opensource.org.

Faça o download de um editor de código, sente-se confortavelmente que nos próximos textos vamos começar a programar! Próxima missão: HTML, o esqueleto da internet.


Vivian Peres é jornalista formada pela Unesp com MBA em marketing pela ESPM. Trabalha com comunicação corporativa há mais de dez anos. Mas seu maior sucesso aconteceu em setembro de 2015: a chegada do seu filho Francisco.


Textos do Curso Eu Programo

Este conteúdo foi escrito com base na Aula 01 do Curso Eu Programo, de introdução à programação e desenvolvimento web. Veja outros textos baseados no material do Curso Eu Programo, clicando aqui.

Comentários

One thought on “Falando internetês: o que é programação web?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *