Confira cinco dicas para aprimorar a habilidade de se comunicar e, assim, apresentar projetos e ideias

Desde o primeiro momento em que chegamos nessa vida, houve comunicação. Quando precisamos dizer que estamos vivas/os, que estamos bem ou mal, que estamos com fome ou com sede, com ou sem dor, tratamos de comunicar para o mundo, de alguma forma, o que precisamos e, de certa maneira, quem somos. O tempo passa, mas isso não: tudo o que fazemos e o que demonstramos para os outros é uma mensagem, e assim será até o nosso último momento nessa jornada.

Seja na vida pessoal ou na profissional, raramente fazemos algo sozinhas/os. Temos a impressão de que podemos, sim, fazer algo por nossa conta sem depender de ninguém, mas essa verdade só existe até certo ponto… Uma vez que trazemos algo ao mundo, uma hora este “algo” será um discurso recebido pela sociedade. Vamos a um exemplo que aprendi desde muito nova, mais precisamente aos 10 anos, quando comecei a escrever um diário: escrever sobre o meu dia e meus sentimentos é algo que faço sozinha, toda noite, há 19 anos. Quando escrevo é basicamente um monólogo, ou seja, eu contando algo sem receber nenhuma mensagem de volta (o que seria bem apavorante se acontecesse, Harry Potter que o diga!). Mas, quando pego para ler algum diário antigo ou volto em páginas que já foram escritas em um ano que ainda não terminou, esse monólogo vira discurso, pois agora já sou outra pessoa, diferente daquela que escreveu. Assim, de alguma maneira, estamos dialogando. Posso rir ou chorar de tudo o que aconteceu, como se fosse uma espectadora de algo que eu mesma vivi, mas também trazer novas visões sobre o que já passou.

Figura 1 – Imagem de NeONBRAND em Unsplash

Me perdoem a falta de gentileza, pois não me apresentei: prazer, meu nome é Heloisa e sou a responsável pela comunicação do laboratório de inovação da Globo, o Mediatech Lab. Sou formada em Jornalismo desde 2013, mas comecei a trabalhar em empresas de tecnologia desde a época de estágio, nunca mais largando a área. Geralmente, quando vou me apresentar, uma longa explicação se desenrola até fazer sentido que explique que uma jornalista esteja nessa área há quase 10 anos. No entanto, o sentido está bem ali – só que a gente nem sempre repara. O sentido, nu e cru, é que a comunicação é essencial para o ser humano viver em sociedade, seja em que área for. Inclusive na tecnologia.

Figura 2 – Imagem de Priscilla du Preez em Unsplash

Uma das principais dificuldades que percebo em quem trabalha no mundo da tecnologia é a de se sentir confortável em ser viste e ouvide, seja ao se apresentar ou falar sobre seus projetos e ideias. Vale ressaltar que cada pessoa é uma pessoa, sem dúvidas, mas algumas coisas podem ajudar:

  1. Conheça-se: olhe para dentro e reflita sobre o que você entende de si – essência, valores, planos, desejos, paixões, medos e tudo o que te faz ser humano. Afinal, quem é você?
  2. Observe o contexto de mundo ao seu redor: como funciona a sociedade onde você vive? Como você lida com as situações que essa sociedade apresenta?
  3. Entenda qual é a mensagem que você quer passar: agora que você já refletiu um pouco mais sobre sua essência e já percebeu o que está acontecendo ao seu redor, como você quer que as pessoas te compreendam? O que você deseja passar para o mundo? Qual é a diferença que você quer fazer?
  4. Treine com quem você confia: sabe o seu círculo de apoio de todos os momentos? Uma boa maneira de exercitar o seu modo de se apresentar e mostrar suas ideias é justamente com quem você se sente confortável. Assim é possível ganhar mais segurança e confiança com o conteúdo que você quer mostrar para o mundo!
  5.  Divirta-se no processo: nunca somos a mesma pessoa de um segundo atrás e isso é incrível. Sabemos que tudo está em constante mudança e as incertezas reinam, mas isso não quer dizer que não possamos desfrutar de um pouco de diversão pelo caminho! Entender quem somos e como queremos que isso seja mostrado para o mundo é uma arte em constante evolução.

Figura 3 – Imagem de CoWomen em Unsplash

Querendo ou não, vivemos em sociedade e todas as pessoas estão conectadas, principalmente no mundo da tecnologia. Por não estarmos sós, precisamos nos comunicar de alguma forma. Seja trabalhando em grandes empresas ou de maneira autônoma, precisamos apresentar nossas ideias e nossos projetos da melhor maneira que conseguirmos. É assim que trazemos reconhecimento para o objeto de nossos esforços diários. No final das contas, nossos projetos e seus resultados precisam ser um discurso, não um monólogo!

 

CRÉDITOS

Autora

Heloisa Fanti, Pesquisadora de Inovação na Globo

Formada em Comunicação Social em 2013 e apaixonada pela leitura e pela escrita. Trabalha no Mediatech Lab – o laboratório de inovação da Globo – desde 2018. Depois que entrou na área de tecnologia, ainda na época de estágio e se preparando para ser jornalista, nunca mais foi embora e a carreira tomou outros caminhos. Atualmente é a responsável pela comunicação, cultura e engajamento do lab.

https://www.linkedin.com/in/heloisa-fanti/

 

Revisora

Luciana Fleury, jornalista

https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/

 

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Cases de Inovação e Tecnologia da Globo.

O que você achou deste conteúdo? Responda nosso feedback: